Como você pode ver, algumas noções de cultura digital são apresentadas no vídeo homônimo. Nele, diversas pessoas – de lugares, idades, profissões e condições sociais diferentes – se manifestam a respeito de como entendem e sentem os impactos da cultura digital.
A partir do vídeo assistido, procure refletir: que informações chamaram mais sua atenção? Existe algo que a tecnologia digital tenha transformado em seu dia a dia nos últimos anos? De que forma? Tente enumerar essas transformações e suas consequências.
Como você está trabalhando com o grupo de sua escola, procure marcar uma interação síncrona com ele para conversar e refletir um pouco sobre o vídeo e as indagações aqui apresentadas. Logo após a discussão, vocês podem elaborar um pequeno texto na ferramenta Wiki, apresentando a síntese do que foi debatido e refletido pelos(as) participantes.
Se achar necessário, assista novamente ao vídeo Cultura Digital, então retome o texto iniciado em grupo e procure complementá-lo a partir das novas informações e reflexões veiculadas pelo vídeo da entrevista com os pesquisadores. Leve em conta que:
Sugerimos a leitura do texto de Nelson Pretto (2011) para avançar em suas reflexões, pois o autor aborda desafios de educar na era digital e possibilidades diversas desse contexto repleto de informações.
Ainda sobre o mesmo tema, é imperdível a leitura do livro Cultura digital.br, organizado por Savazoni (2009) e disponível na web. Ele mapeia as principais questões sobre cultura digital e conta com entrevistas de Alfredo Manevy, André Lemos, André Parente, André Stolarski, André Vallias, Antonio Risério, Bernardo Esteves, Claudio Prado, Eduardo Viveiros de Castro, Eugênio Bucci, Fernando Haddad, Franklin Coelho, Gilberto Gil, Guido Lemos, Hélio Kuramoto, Jane de Almeida, Juca Ferreira, Ladislau Dowbor, Laymert Garcia dos Santos, Lucas Santtana, Marcelo Tas, Marcos Palácios, Ronaldo Lemos, Sergio Amadeu e Suzana Herculano-Houzel.
Alguns(as) dos(as) autores(as) citados(as) no livro podem ser conhecidos(as) no vídeo Cultura Digital. Também não deixe de consultar o site culturadigital.br.