A escola, assim como outros contextos do mundo contemporâneo, sente os reflexos da cultura digital. Existem discussões controversas a respeito do desenvolvimento dessa cultura, alguns(as) afirmam que as tecnologias digitais geraram a cultura digital ao se desenvolverem, outros(as) defendem que essas tecnologias é que resultam da cultura digital. Se tecnologias e sociedade se transformam mutuamente, então o mesmo ocorre com a cultura, que se transforma e transforma o ser humano, que é transformador da cultura; portanto, é Indiscutível a revolução que as TDIC provocam no contexto escolar.
As gerações mais recentes chegam à escola contando com inúmeras fontes de informação e variados ambientes para aprender, diferentemente das gerações anteriores. Atualmente, rádio e TV são acessíveis em equipamentos móveis. Informação e comunicação estão disponíveis aos(às) estudantes que hoje estão nas escolas, mesmo aos(às) que não têm em mãos ou em suas residências dispositivos como computadores, internet, celulares, Ipod, videogames etc.; mas, mais do que somente consumir o que circula na rede, eles(as) selecionam, compartilham e produzem para essa mesma rede. Veja como pensa um adolescente de São Paulo, um dos maiores centros urbanos do país.
A escola e todos(as) os(as) que nela convivem têm meios de acesso, interesses e familiaridades diferentes com essas tecnologias. Isso acontece em todos os ambientes sociais, mas esse contraste entre gerações vem requerendo atenção especial na escola porque interfere nas formas como os(as) alunos(as) pensam e querem aprender, como os(as) professores(as) sabem ensinar e como a escola se apresenta para mediar a situação. Para aprofundar a reflexão sobre esse panorama, nada melhor do que recorrer à realidade. A proposta é que você recupere o que já produziu no PLAC 1 a respeito de sua escola.
Vamos lá?
Com base nas atividades realizadas no PLAC 1 sobre o retrato da escola – em particular na Atividade 1, na qual você pode identificar, observar e registrar as práticas pedagógicas e sociais mediadas pelas TDIC na escola, em especial sobre como está se desenvolvendo o processo de criação na cultura digital –, procure identificar como e quais são os trabalhos realizados com tecnologias digitais na sua prática pedagógica em aula.
Cursista, a ideia é que você possa desenvolver essa atividade com seu grupo de escola, levando em conta as questões a seguir.
1- Como o grupo entende que as tecnologias digitais estão auxiliando o desenvolvimento de processos de aprendizagem?
2- Que tecnologias digitais são utilizadas e em que contexto pedagógico?
3- Como você percebe que a escola está vivendo em uma cultura digital?
Tendo refletido sobre essas questões e apresentado respostas a elas, o grupo pode produzir uma síntese na forma de um produto midiático, que pode ser definido como a produção de um texto apoiado em linguagens diversificadas, produzidas ou organizadas para atender a certa demanda, podendo ou não ser composto pela linguagem verbal escrita. Podem ser citados como exemplos midiáticos: uma filmagem, uma coletânea de fotos, um podcast ou uma apresentação feita em programas próprios para isso.
Pergunte ao (a) seu(sua) formador(a) onde sua produção pode ser publicada!
Realizada essa ação, que representa o cotidiano da cultura digital em sua escola, os próximos passos contemplarão uma recuperação rápida da história, para que seja possível entender como essa cultura se desenvolveu, instalando e exigindo mudanças em nosso dia a dia.