Ir para próxima página
Autores(as): José Armando Valente (UNICAMP)
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC-SP)
Jayson Magno da Silva (Coautor)
Silene Kuin (Coautora)

ÍconeApresentação

 

 

Boas-vindas!

Caro(a) cursista, seja bem-vindo(a) ao Núcleo de Base 2 (NB2) – Integração entre Currículo e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, integrante do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital.  

Este núcleo tem uma carga horária de 45 horas e propõe práticas, estudos, discussões e reflexões, em continuação aos estudos desenvolvidos no Núcleo de Base 1 (NB1), voltado ao tema cultura digital.  

Ele possui uma carga horária de 45 horas, nas quais são apresentadas práticas, estudos, discussões e reflexões que dão continuidade aos estudos desenvolvidos no Núcleo de Base 1, cujo objetivo foi explicitar o desenvolvimento da cultura digital no contexto contemporâneo e como isso reflete no cotidiano da escola, principalmente nas relações de ensino e aprendizagem.  

No NB2 por sua vez, propicia-se a integração das TDIC ao desenvolvimento do currículo, fazendo com que a escola aproxime-se mais da forma como os processos de registro, comunicação, participação e autoria estão presentes atualmente em nossa sociedade. Além disso, apresentam-se as narrativas digitais como possibilidade na formação de professores(as) e alunos(as). Para a apropriação desse conceito, propõe-se que o(a) cursista desenvolva uma narrativa digital sobre como entende a integração das TDIC ao currículo e como pensa que pode ser desenvolvida essa integração na escola no contexto da era digital, ou do “web currículo”.

Por fim, os estudos teóricos e a retomada histórica do processo de apropriação das TDIC pelo currículo têm o papel de ampliar o repertório do(a) cursista, beneficiando, assim, suas condições para construir intervenções mais apropriadas às necessidades desse processo de aliar currículo e tecnologias digitais.

Você, cursista, com sua experiência, sabe que reflexões e desejo para enfrentar desafios são componentes fundamentais nessa formação. Então, vamos em frente?

 

 

Instruções de Navegação

 

 

Acessar

Sumário

 

Ir para próxima página