Neste tópico, buscamos contemplar questões que envolvam o currículo e as TDIC presentes no trabalho pedagógico, propondo estudos que considerem os dois elementos como passíveis de entendimentos diversos, que, consequentemente, podem aproximar ou distanciar as atividades na escola de uma postura que inspire mudanças favoráveis nas práticas educativas.
A concepção de currículo defendida até aqui aponta para a necessidade da realização de um trabalho que tenha sentido para o(a) aluno(a) tanto na escola como em sua vida. Partindo desse pressuposto, neste segmento os estudos destinam-se a trazer para o foco a exploração, discussão e reflexão sobre as contribuições das TDIC ao desenvolvimento do currículo como prática social, cultural e política que se desenvolve na concretude da sala de aula, da comunidade escolar e fora delas. Para ressaltar essas contribuições, são apresentados subsídios em vídeo e texto que tornam possíveis à escola desenvolver formas de aprendizagem em rede com as possibilidades das tecnologias móveis.
No tópico anterior, foram abordadas questões que evidenciaram as contribuições das TDIC ao desenvolvimento do currículo. Agora, o estudo se volta para explorar a integração entre currículo e TDIC via análise de atividades práticas, com o intuito de discutir sobre as possibilidades que essas tecnologias acrescentam à atividade pedagógica e sobre os desafios encontrados por educadores(as) e educandos(as) no contexto escolar para a efetivação desse trabalho integrado.
Os estudos propostos neste tópico apontam para o potencial de trabalho com narrativas digitais para a construção do conhecimento, partindo da experiência de quem aprende à medida que atribui sentido e significado as suas representações sobre o vivido. As TDIC integram a composição dessas narrativas como elementos responsáveis pela mudança do ato de narrar, como linguagem hipertextual e hipermídiática.
Este tópico apresenta elementos acerca dos estágios de apropriação das tecnologias pela escola, pelos(as) gestores(as) e pelos(as) professores(as) no contexto educacional, respectivamente. Serão abordados alguns elementos de pesquisas realizadas sobre os estágios dessa apropriação com o objetivo de que os(as) cursistas reflitam sobre seu próprio processo.