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Tópico I - Relação Currículo e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Problematização

Na animação a seguir, os alunos enfrentam um dilema de ordem ética:

 

 

Há alguma semelhança entre o que a história apresenta e a realidade escolar que você conhece?

A seu ver, como a escola pode apropriar-se do dilema apresentado, de modo a desenvolver reflexões dessa ordem com os alunos? 

Que alternativas você pode propor para enfrentá-lo? 

A seguir, apresentamos elementos que podem contribuir para dar respostas às questões sugeridas à medida que você discute e reflete sobre a relação entre currículo e cotidiano escolar.

 

Um dos elementos para entendermos o conflito apresentado são as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (Resolução CNE/CEB n. 4/2010) que apontam para os princípios e as formas de organização curricular:

Art. 13 – O currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4º desta Resolução, configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos.

§ 1º: O currículo deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e à ordem democrática, considerando as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento, a orientação para o trabalho, a promoção de práticas educativas formais e não formais. 

A leitura dos excertos em destaque nos permite afirmar que os documentos oficiais orientam para se superar, na escola, um trabalho direcionado apenas para conteúdos, estimulando procedimentos dialógicos que confiram sentido a cada objeto de estudo, para que possibilitem uma ação intencional do indivíduo no contexto social, de forma solidária, ética e responsável.

 

Diante disso, como podemos analisar a situação vivida pelos(as) alunos(as)?

Uma hipótese é a de que os alunos tenham passado pelo estudo da ética como conteúdo instrumental, mas esse estudo não tenha contado com procedimentos, reflexões e construções que lhes possibilitassem colocar a aprendizagem a serviço de seus conflitos e desafios da vida real e da concretude do conceito de ética.

Por essa razão é que o currículo, como conceito e constituição, e seu desenvolvimento têm merecido tanta atenção com o propósito de que a escola amplie seu olhar e desenvolva seu trabalho de forma que os conhecimentos orientem para a vida.


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