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Tópico VI - Integração entre o currículo e as TDIC nas políticas públicas da educação brasileira

Introdução

Para falar sobre integração entre o currículo e as TDIC ao longo de sua recente história, necessariamente devemos retomar as políticas públicas voltadas para a área, principalmente aquelas que envolvem ações para o todo o país, embora cada estado de nossa federação possa ter suas próprias iniciativas.

Os estudos aqui propostos não têm a intenção de esgotar todos os pontos importantes desse processo de integração entre currículo e as TDIC, mas pretendem auxiliar na montagem de um panorama que favoreça a compreensão sobre as principais iniciativas dessa área, desde ações isoladas até aquelas que trazem em sua concepção uma perspectiva integradora. 

Afinal, todas essas iniciativas interferem direta ou indiretamente nas escolas, nas atividades pedagógicas, no currículo e na formação de educadores.

Para melhor compreender os distintos momentos desse processo de integração, pontuamos a seguir as principais características dos programas e projetos de iniciativa do MEC desde o início das políticas nesse campo até o momento em que as tecnologias digitais móveis começaram a chegar nas escolas por meio dos laptops do Projeto UCA e outras iniciativas e tecnologias que o sucederam.

Esses distintos momentos estão diretamente relacionados com os diferentes usos das tecnologias na educação, apresentados no PLAC.

 


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