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Tópico V - Estágios de apropriação tecnológica e pedagógica

Apropriação das TDIC pelo professor

Ao tratar do processo de apropriação das TDIC por professores, é necessário considerar o aspecto pedagógico como fundamental de sua ação. Vários estudos têm como foco o desenvolvimento dos níveis de apropriação técnica e pedagógica de professores.

Um trabalho conhecido é o de Sandholtz, Ringstaff e Dwyer (1997), responsáveis por uma pesquisa sobre o Projeto Apple Classrooms of Tomorrow (ACOT)), desenvolvido com professores de escolas públicas dos Estados Unidos da América com vistas à integração das tecnologias em sala de aula. Os autores identificaram cinco estágios no processo de apropriação e incorporação pedagógica das TDIC:

 

Para Refletir:

Conhecer os níveis de apropriação das TDIC pela escola, pelo gestor e pelos professores pode contribuir para o entendimento da realidade de sua escola e seu trabalho com as tecnologias? Em caso afirmativo, de que forma?

Agora que você reconhece os níveis de apropriação pedagógica das TDIC, é importante refletir não só sobre o estágio em que o professor se encontra, mas, sobretudo, identificar as condições que propiciaram tal nível de apropriação das TDIC para adotar novas iniciativas que proporcionem avanços nesse processo.

Sendo assim, você está convidado a realizar a próxima atividade, tomando como base os níveis de apropriação tecnológica e pedagógica, aqui apresentados, vamos lá?

 

Sugestão de Atividade 9: Níveis de Apropriação das Tecnologias

1ª Etapa

Procure retomar o produto da atividade 8 em que você elaborou um texto oral e postou no portfólio ou na mídia social em questão. Está se lembrando?

A proposta é que você retome sua própria narrativa, levando em conta os níveis de apropriação estudados aqui, e faça uma segunda narrativa, que complemente a primeira. Para fazer essa atividade sugerimos que você:

  • ouça novamente sua narrativa e tente identificar se passou ou passa por algum nível de apropriação, conforme a pesquisa apresentada;

  • estruture mentalmente ou coloque no papel a forma como fará a segunda narrativa. Se possível, utilize em sua narrativa as diferentes linguagens com as quais você tem familiaridade e apropriação;

  • inicie essa versão da narrativa com um texto  oral, fazendo uma introdução para que o possível leitor/ouvinte a entenda, mesmo se não ouviu a anterior;

  • sintetize, com o uso de diferentes linguagens, os níveis apresentados nas pesquisas e que você os tenha percebido em sua trajetória e já faça suas considerações a respeito de como se vê nesse processo de apropriação. Publique sua segunda narrativa em seu portfólio, leia e comente as postagens dos colegas.

 2ª Etapa

Agora a proposta é que você possa discutir coletivamente com sua turma, a fim de socializar como ocorreu ou está ocorrendo o processo de apropriação pedagógica e tecnológica de cada um no que diz respeito à apropriação das TDIC.

Será que há pontos convergentes com os níveis apresentados nos estudos que referenciamos?  

Há outros índices que você reconheceu no desenvolvimento da 1ª etapa desta atividade?

Essa é uma boa hora para você divulgar suas narrativas e socializá-las com outros colegas que porventura ainda não as conheçam.

Para ampliar seus horizontes, sugerimos o texto do do Prof. Fernando Albuquerque Costa (2008), da Universidade de Lisboa, que coordenou o desenvolvimento de um estudo para o Ministério da Educação de Portugal, com a produção de um referencial de competências em TIC pelos professores. Esse estudo traz uma ampla revisão de referenciais internacionais e os recontextualiza na realidade da escola portuguesa, considerando as necessidades de formação de seus professores, o desenvolvimento profissional e a certificação de competências.

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Considerações Parciais

Estudamos questões importantes que envolvem a apropriação tecnológica e pedagógica na instituição e de cada educador, no desenvolvimento de suas práticas. Conhecemos pesquisas e ideias de especialistas, que podem inspirar um novo olhar de cada um de nós para o universo que conhecemos.

Retomamos a importância da formação para esse processo de apropriação e revisamos uma atividade já elaborada, acrescentando a ela algumas sugestões que pudessem contribuir ainda mais com o processo de apropriação que tanto queremos ver em nossas escolas.

Entretanto, há outras referências importantes que precisam ser estudadas, porque podem oportunizar avanços e trazer novos desafios para a escola e sua comunidade passarem por um processo exitoso de integração entre o currículo e as tecnologias.

As políticas públicas são uma dessas referências, e é sobre elas que estudaremos a seguir, contemplando ações nacionais e regionais para o desenvolvimento dos trabalhos voltados para a integração entre o currículo e as TDIC.

Até lá!


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