Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico V - Estágios de apropriação tecnológica e pedagógica

Introdução

Atualmente, as pesquisas vêm demonstrando que a apropriação das TDIC no contexto educacional acontece com algumas particularidades entre educadores, gestores e a própria escola. Algumas dessas pesquisas serão apresentadas aqui, para que você tenha mais informações e possa refletir a respeito da anunciada resistência que educadores demonstrariam em relação às TDIC em suas práticas, afirmação comum por parte de muitos que analisam a evolução lenta, na maioria das vezes, da utilização das TDIC pela escola.

Conheça as ideias defendidas pelo Prof. Roberto Carneiro, educador português, em entrevista realizada em Madri, em 2009, sobre a construção do conhecimento.

Iniciaremos esses estudos analisando e refletindo a respeito de como se aprende e quais elementos podem contribuir para que isso aconteça. Antes, porém, que tal pensar em sua história de apropriação das TDIC?

 

Sugestão de Atividade 8: Minha Narrativa

Você se lembra que no NB1 esse questionamento a respeito de como cada um aprende foi contemplado? Você inclusive fez uma atividade em que podia refletir sobre três questões: “O que sei fazer bem”? “Como aprendi”? e “Como sei que aprendi”? Você está convidado a retomar esses questionamentos para narrar como aconteceu ou está acontecendo o seu processo de apropriação tecnológica e pedagógica. Recomendamos que essa narrativa seja oralizada e gravada em arquivo digital, e você poderá publicá-la no portfólio. O passo seguinte é conhecer outras narrativas da turma e procurar comentá-las. Para realizar esta atividade, você poderá seguir as indicações apresentadas abaixo.

  • Acesse o texto Gravar Som, leia e faça algumas experiências de gravação, caso não tenha familiaridade com esse aplicativo.
  • Pense em como fará sua narrativa e sobre qual é o seu estágio de apropriação tecnológica e pedagógica, tendo como referência algumas perguntas:

    • como foram suas primeiras experiências com o computador?
    • quais ações você desenvolveu e para quê?
    • o que você sabe fazer bem no computador?
    • que tipo de abordagem favorece sua aprendizagem?
    • de que forma essa tecnologia se mostra presente em seu trabalho como educador(a)?

  • Procure fazer uma autoavaliação a respeito de seu grau de apropriação pedagógica e tecnológica.
  • Ao fazer sua narrativa oral, pense que seus interlocutores serão seus colegas de turma, que esperam uma fala enfatizando a questão da sua apropriação tecnológica e pedagógica, e não somente uma descrição de seus primeiros contatos com a tecnologia informatizada.
  • Ao gravar, procure reservar um espaço silencioso, a fim de que não haja ruídos em sua narração.
  • Você pode postar o arquivo em seu portfólio ou no local indicado pelo(a) formador(a) e comentar as narrativas dos colegas de turma.

Caso você precise fazer uma gravação que envolva mais de uma pessoa, fruto de interações por meios digitais, há alguns aplicativos que possibilitam isso. Assista ao vídeo “Como gravar conversas online e amplie suas possibilidades de trabalho com a linguagem verbal oralizada.

IMPORTANTE: espera-se que você faça uma narrativa pessoal que contemple os pontos sugeridos acima, e não uma sucessão de respostas a tais perguntas, está bem? Conte a sua história, é isso.


Ir para página anterior Ir para próxima página