Atualmente, as pesquisas vêm demonstrando que a apropriação das TDIC no contexto educacional acontece com algumas particularidades entre educadores, gestores e a própria escola. Algumas dessas pesquisas serão apresentadas aqui, para que você tenha mais informações e possa refletir a respeito da anunciada resistência que educadores demonstrariam em relação às TDIC em suas práticas, afirmação comum por parte de muitos que analisam a evolução lenta, na maioria das vezes, da utilização das TDIC pela escola.
Conheça as ideias defendidas pelo Prof. Roberto Carneiro, educador português, em entrevista realizada em Madri, em 2009, sobre a construção do conhecimento.
Você se lembra que no NB1 esse questionamento a respeito de como cada um aprende foi contemplado? Você inclusive fez uma atividade em que podia refletir sobre três questões: “O que sei fazer bem”? “Como aprendi”? e “Como sei que aprendi”? Você está convidado a retomar esses questionamentos para narrar como aconteceu ou está acontecendo o seu processo de apropriação tecnológica e pedagógica. Recomendamos que essa narrativa seja oralizada e gravada em arquivo digital, e você poderá publicá-la no portfólio. O passo seguinte é conhecer outras narrativas da turma e procurar comentá-las. Para realizar esta atividade, você poderá seguir as indicações apresentadas abaixo.
Caso você precise fazer uma gravação que envolva mais de uma pessoa, fruto de interações por meios digitais, há alguns aplicativos que possibilitam isso. Assista ao vídeo “Como gravar conversas online” e amplie suas possibilidades de trabalho com a linguagem verbal oralizada.
IMPORTANTE: espera-se que você faça uma narrativa pessoal que contemple os pontos sugeridos acima, e não uma sucessão de respostas a tais perguntas, está bem? Conte a sua história, é isso.