Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico IV - Narrativas digitais curriculares

Sugestão de Atividade 7: Comentários sobre Outras Narrativas

Com o objetivo de avançar um pouco mais no tema das narrativas digitais, nesta atividade propomos a você e seu grupo ler o texto:

A partir da leitura feita, seu grupo poderá selecionar uma narrativa produzida pelos demais grupos para tecer comentários, levando em conta os pontos trabalhados no texto.

É importante que o grupo produtor da narrativa perceba o olhar atento de vocês. 

Seu grupo poderá privilegiar um foco como objeto desses comentários, por exemplo:

  • o enredo da narrativa (a forma como a narrativa foi estruturada e conduzida para ser apresentada e o que foi contemplado com ênfase);
  • as linguagens utilizadas (comentar se houve ênfase maior sobre um tipo de linguagem, ou se várias foram utilizadas e que tipo de efeito resultou dessa escolha);
  • quais tipos de conteúdos foram trabalhados (observar quais conteúdos emergem na narrativa, os conceituais, os procedimentais ou atitudinais).

Ao finalizar o texto com os comentários, vocês podem postá-lo (portfólio do grupo) para que os demais grupos tenham acesso à narrativa apreciada.

A seguir, participe do fórum de discussão, a fim de postar suas considerações e levantar perguntas sobre as postagens dos colegas de modo a provocar a discussão coletiva no fórum e aprofundar a compreensão sobre o tema das narrativas digitais.

Considerações Parciais

A construção de narrativas digitais configura-se como uma possibilidade importante e significativa para mostrar como alunos e professores aprendem e, além disso, podem contribuir sobremaneira com os multiletramentos necessários para lidar com as TDIC e o desenvolvimento do currículo. É sabido que as TDIC, aliadas ao currículo, podem favorecer a aprendizagem na escola, mas ter consciência disso não é suficiente para que essas tecnologias sejam apropriadas rapidamente.

Pelo contrário, a história mais recente tem demonstrado que o processo é lento. Por essa razão, nossos estudos prosseguem buscando entendimento para os estágios de apropriação tecnológica e pedagógica pela escola, gestores e educadores.

Vamos em frente!


Ir para página anterior Ir para próxima página