Com o objetivo de avançar um pouco mais no tema das narrativas digitais, nesta atividade propomos a você e seu grupo ler o texto:
A partir da leitura feita, seu grupo poderá selecionar uma narrativa produzida pelos demais grupos para tecer comentários, levando em conta os pontos trabalhados no texto.
É importante que o grupo produtor da narrativa perceba o olhar atento de vocês.
Seu grupo poderá privilegiar um foco como objeto desses comentários, por exemplo:
Ao finalizar o texto com os comentários, vocês podem postá-lo (portfólio do grupo) para que os demais grupos tenham acesso à narrativa apreciada.
A seguir, participe do fórum de discussão, a fim de postar suas considerações e levantar perguntas sobre as postagens dos colegas de modo a provocar a discussão coletiva no fórum e aprofundar a compreensão sobre o tema das narrativas digitais.
A construção de narrativas digitais configura-se como uma possibilidade importante e significativa para mostrar como alunos e professores aprendem e, além disso, podem contribuir sobremaneira com os multiletramentos necessários para lidar com as TDIC e o desenvolvimento do currículo. É sabido que as TDIC, aliadas ao currículo, podem favorecer a aprendizagem na escola, mas ter consciência disso não é suficiente para que essas tecnologias sejam apropriadas rapidamente.
Pelo contrário, a história mais recente tem demonstrado que o processo é lento. Por essa razão, nossos estudos prosseguem buscando entendimento para os estágios de apropriação tecnológica e pedagógica pela escola, gestores e educadores.
Vamos em frente!