Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico IV - Narrativas digitais curriculares

Narrativas Digitais

Em nosso contexto contemporâneo, a narrativa ainda resguarda sua importância, mas sua forma constitutiva sofreu profundas alterações. Enquanto a cultura da escrita preserva a linearidade como forma de construção do texto, na cultura digital, essa conduta linear de produção e leitura foi rompida com a possibilidade do hipertexto.

Nas palavras de Almeida e Valente (2012), as narrativas, que eram tradicionalmente orais ou escritas, podem ser agora criadas com uma combinação de mídias, constituindo-se em uma produção hipermidiática que aponta uma contribuição para que essa atividade seja muito mais rica e sofisticada, sob o ponto de vista da representação de conhecimento, da aprendizagem, da atribuição de sentido pelo sujeito que aprende e do currículo.

Isso tudo se deve à disseminação dos recursos tecnológicos e ao fato de as TDIC concentrarem em um único dispositivo diversos recursos, como a câmera fotográfica, a câmera de vídeo, o gravador de áudio etc., como já ocorre com os celulares e os computadores portáteis associados aos aplicativos comuns do computador, como editor de texto e de desenho, bem como com as ferramentas da internet, em especial os recursos livres e de fácil manuseio como os da web 2.0 (blogs, flickr, redes sociais em geral etc.)

Novas formas de produção de texto, advindas das práticas sociais com o uso de múltiplas linguagens midiáticas, propiciam a organização de nossas experiências por meio de histórias que articulam os acontecimentos com os quais lidamos, representados por meio de texto, imagem ou som, combinados entre si, criando hipermídias. Veja um bom exemplo:

O trabalho com as narrativas digitais permite a exploração do potencial das TDIC no desenvolvimento de atividades curriculares de distintas áreas do conhecimento, com a representação de suas histórias, concepções, visões de mundo, valores e crenças, tornando-se uma janela da mente do aluno (ALMEIDA; VALENTE, 2012) e oportunizando ao professor condições para identificar o que Paulo Freire chamou de saber feito de experiência, ou conhecimento de senso comum.

Com isso, o professor pode identificar o repertório que o aluno traz e intervir, auxiliando-o na análise e depuração de aspectos que ainda exigem maior aprofundamento e rigor, na articulação dos conhecimentos do senso comum com o saber epistemológico ou conhecimento científico.

 

Sugestão de Atividade 6 - Comentando Outras Narrativas

Que tal você construir agora a sua própria narrativa digital? 
 

Procure utilizar os recursos das TDIC que você tem à mão e produza uma narrativa, com distintas linguagens e/ou softwares, procurando recuperar o percurso realizado pelo grupo no NB1 e no PLAC 2, e registrando, por exemplo:

  • os momentos mais significativos para você, em relação aos conteúdos conceituais trabalhados;
  • como você se sentiu em relação às propostas e metodologias sugeridas;
  • as dificuldades que porventura tenha encontrado;
  • as reflexões que o percurso realizado pelo NB1 e PLAC 1  lhe trouxeram em relação à sua prática.

Depois de produzida a narrativa digital, publique-a no local indicado pelo(a) formador(a). Aguarde os comentários dos colegas da turma e também procure comentar os trabalhos dos demais.

Capriche! Lembre-se de que na internet há todo tipo de informação que pode ajudar você a utilizar algum recurso digital, caso tenha alguma dúvida. Retome também exemplos de narrativas digitais, considere os elementos que compõem uma narrativa e busque aplicativos que possam contribuir para o desenvolvimento desta atividade. Você pode utilizar aqueles que já conhecem e com os quais se sente confortável, ou pode buscar novas possibilidade na internet.

Procure outros  recursos disponíveis, como Office TimeLine 2013.

PARA REFLETIR:

Quais são suas hipóteses sobre as possíveis contribuições pedagógicas e as principais dificuldades dos professores para trabalhar com narrativas digitais? Quais seriam as alternativas para superar as dificuldades?


Ir para página anterior Ir para próxima página