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Tópico V - Estágios de apropriação tecnológica e pedagógica

Apropriação das TDIC pelo gestor

Enquanto a primeira pesquisa apresentada teve seu foco na apropriação das TDIC pela escola, outra pesquisa (BORGES, 2009), intitulada "Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais", voltou-se para a apropriação dessas tecnologias pelos gestores.

A pesquisa foi desenvolvida a partir de um projeto denominado "Gestão Escolar e Tecnologias", voltado para a formação de, entre outros profissionais, gestores das escolas públicas do estado de São Paulo, com vistas a ampliar as condições para que esses gestores se apropriassem das tecnologias de informação e comunicação no dia a dia da escola e explorassem as contribuições das tecnologias para a gestão escolar assim como cuidassem da gestão das tecnologias disponíveis na escola.

As conclusões da pesquisa foram expressas graficamente e mostram como se deu o processo de apropriação das tecnologias. A pesquisadora valeu-se da teoria, já estudada no NB1, que defende a construção do conhecimento como um movimento em espiral, conforme anunciado por Valente (2005). 

Veja que interessante os resultados obtidos sobre a espiral que retrata os níveis de apropriação das tecnologias pelos gestores.

A pesquisa de Borges foi realizada a partir de uma realidade específica, o que torna possível entender que há particularidades que podem variar e que impedem de serem consideradas as categorias encontradas com validade inquestionável se aplicadas a outros contextos.

 

 

 

O mais importante nessa pesquisa é a forma como explicita que não há somente dois extremos, sim ou não, para o processo de apropriação das TDIC. O que acontece é um processo que se desenvolve quando as necessidades, estímulos e condições mínimas estão presentes, mais especificamente, quando o gestor se envolve emocionalmente com esse processo.


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