Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico VI - Integração entre o currículo e as TDIC nas políticas públicas da educação brasileira

Você Conhece o Conceito de Web Currículo?

Prossiga com seus estudos para aprofundar um pouco o entendimento a respeito dessa expressão, totalmente voltada para a realidade em que o currículo se desenvolve entrelaçado com as tecnologias, de forma a refletir a tendência contemporânea de não enxergar esse currículo separado da cultura digital.

A prática pedagógica que incorpora as funcionalidades das TDIC, entre as quais o acesso a informações a qualquer tempo, de qualquer lugar e em distintas fontes, a navegação em redes hipermídia e na web, o registro de processos e produções, a interação social multidirecional, o trabalho colaborativo, a negociação de significados, a autoria e a coautoria, a construção de conhecimento (ALMEIDA, 2010), propicia a abertura do currículo participativo e sua reconstrução na prática social (GOODSON, 2001) pedagógica, constituindo o que Almeida designou como web currículo.

Por meio da web, o currículo pode se expandir para além dos espaços e tempos delimitados da sala de aula, dialogar com diferentes contextos e culturas, integrar a educação formal com a informal, os espaços institucionais educativos com outros lugares e comunidades de produção do saber acadêmico e do senso comum, contribuindo com a criação de uma sociedade educadora.

A concepção de web currículo se coaduna com as ideias sobre inovação pedagógica, entendida como mudanças (no plural) significativas em educação, que se colocam em posição diversa à educação centrada no professor (ou na tecnologia) como transmissor de informações ao aluno, ao enfatizar a experiência, as relações, o desenvolvimento e a vida (DEWEY, 1979).

 

 

 

No processo dialógico de reconstrução do currículo, os alunos são incitados a ter uma postura ativa, mobilizando os conhecimentos das experiências cotidianas, que são integrados com as informações obtidas nas redes e com informações sistematizadas em fontes convencionais (livros, vídeos e outros materiais didáticos) e representados por processos construtivos, que podem ser representados por meio de narrativas digitais com o uso das linguagens midiáticas e de múltiplos recursos disponíveis, levando à criação de web currículos.

Estamos diante de novos modos de construir conhecimento por meio da produção de narrativas digitais, continuamente reelaboradas, que se constituem como uma janela sobre a mente do aluno (ALMEIDA; VALENTE, 2012). Eis aí a abertura para que a escola e os professores possam atuar no sentido de criar a cultura digital na escola, colocando-a em sintonia com a sociedade contemporânea.

PARA REFLETIR:

Ao lançar um olhar panorâmico sobre a evolução do processo de inserção das TDIC na educação brasileira, procure identificar nas iniciativas citadas como se caracterizou a integração entre as tecnologias e o currículo e entender o que é marcante no momento atual. Quem desenvolvia atividades de uso do computador com os alunos? Será que se pode notar mudanças substantivas no desenvolvimento do currículo ou mudam as tecnologias e as concepções e metodologias permanecem inalteradas? Que novas tendências você identifica a partir desse panorama?

 

Para conhecer um pouco mais das tendências da área que envolvem tecnologias, perspectivas futuras e educação leia a matéria "IBM revela 5 inovações que mudarão nossas vidas nos próximos 5 anos".

 

Acessar

Sugestão de Atividade 10: Contextos e Tendências

Você, juntamente com seu grupo, está convidado a assistir ao vídeo que expõe uma experiência desenvolvida em escola de Recife. Por ferramenta síncrona ou assíncrona, o grupo poderá valer-se dos questionamentos abaixo, para explorar a atividade. Logo após, a turma toda poderá fazer um debate no fórum de discussão criado pelo(a) formador(a). Sugerimos algumas questões que podem estimular essa discussão:

 

  • Qual a concepção de trabalho com tecnologia que emerge nessa experiência?

  • Há identificação da atividade com algum dos períodos descritos no processo histórico da integração currículo e tecnologias?   Em que referência você se baseia para justificar sua resposta?

  • Como pode ser descrito o papel do professor neste projeto?

 

Você pode ver no programa Salto para o Futuro, Tecnologias Digitais na Educação - Formação de Educadores o que a Profa. Maria Elizabeth Almeida tem a dizer a respeito do papel das políticas públicas para estimular os trabalhos apoiados pelas TDIC para incrementar a formação docente e divulgar concepções inovadoras para incorporar essas tecnologias ao desenvolvimento do currículo.


Ir para página anterior Ir para próxima página