Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico VI - Integração entre o currículo e as TDIC nas políticas públicas da educação brasileira

Sugestão de Atividade 11: Reflexão sobre o conceito de currículo

Como última atividade deste momento de estudo, convidamos você, cursista, a realizar uma reflexão sobre o seu aprendizado procurando relacioná-lo ao conceito de currículo.

Para tanto deve ser retomada a Atividade 1 (Conhecimentos prévios sobre currículo) na qual foi solicitado que fosse registrado de maneira espontânea o que cada cursista entendia sobre o que é currículo. Após a realização das atividades do NB2, esta última atividade tem como objetivo refletir sobre sua concepção prévia de currículo e o que foi aprendido ao longo deste Núcleo, procurando entender como as atividades realizadas ajudaram no aprimoramento de sua definição sobre o que é currículo. Por exemplo, verificar como a sua concepção espontânea está relacionada com os aspectos abaixo, entendendo se você ainda acha que ela está adequada e, se não, como você reelabora:

  • Currículo é: conjunto de disciplinas, rol de conteúdos, conjunto de normas, procedimentos e métodos cientificamente organizados ou grade curricular?
  • Dentre as visões teóricas sobre currículo que foram estudadas, com qual delas você entende que sua definição está mais em sintonia? Por quê?
  • Na sua definição há espaços para uma perspectiva política ligada à regionalização, às características contextuais e abarcando aspectos ligados à cultura? E há espaços para abarcar a cultura digital?
  • Há previsão para a integração do currículo com as TDIC?
  • Por fim, quais os aspectos dentre as atividades realizadas foram mais significativos para a construção da sua concepção atual de currículo, na perspectiva da integração?

Considerações finais

Chegamos ao final deste curso intitulado Núcleo de Base 2, e o objetivo estabelecido, desde o Núcleo de Base 1, era contextualizar você no que é denominado de Cultura Digital, para depois explorar a questão do currículo e as tecnologias.

O primeiro movimento foi o de mostrar, como em um plano geral de uma fotografia na qual se quer ter ampla visão de um cenário, todo o pano de fundo para as modificações que essa Cultura Digital traz para dentro da escola, já que o conceito de currículo aqui trabalhado não dissocia o aprender na escola do contexto em que ela está inserida. O currículo é uma tomada de partido, uma opção, a respeito do que a escola vai ensinar, como e para quê. Assim como também é opção política a forma como as tecnologias são concebidas neste processo.

A tecnologia e o currículo para emancipar pessoas!

Aproveite os outros cursos deste programa, levando em conta as concepções que você formulou durante os estudos dos PLAC 1 e 2 e dos Núcleos de Base 1 e 2.

Muito sucesso a você e esteja certo de que ser educador é fazer escolhas conscientes e que, para nós, este é um movimento para ser feito coletivamente e ao longo da vida.


Ir para página anterior Ir para próxima página