Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Contribuições das TDIC ao desenvolvimento do currículo

Currículo em Rede

A disseminação do uso das TDIC, o vertiginoso avanço da ciência e as transformações sociais fazem com que o referencial sobre currículo assuma novas características e se apresente com uma multiplicidade de referências e orientações teóricas e metodológicas.

Surgem, assim, as propostas curriculares multi, inter e transdisciplinares, que permitem compreender o currículo e tratar dele de forma contextualizada e multirreferencial, que se concretiza na prática social pedagógica ao incorporar os elementos do cotidiano trazidos pelas experiências de professores e alunos nas distintas redes de interação das quais participam e nas quais desenvolvem aprendizagens.

A interação é sabidamente fundamental nos processos de ensino e de aprendizagem, porque permite a cada um testar suas hipóteses a respeito do objeto em estudo e reformulá-las, diante do diálogo com distintos interlocutores, com os quais reflete sobre o assunto colocado em ação. As TDIC trouxeram para dentro da escola a possibilidade de ampliação desse universo de interlocutores e espaços produtores de conhecimento, já que redes, como a internet, podem aproximar pessoas que sequer estejam compartilhando o mesmo tempo e espaço. 

Essa condição de dissociação entre tempo e espaço favorece, em especial, a ampliação do universo cultural em que se apoia a interlocução, podendo expandir as possibilidades de se desenvolver o currículo para além dos limites da escola e em interação com a realidade.

O currículo contextualizado e em rede dinâmica, aberta e flexível, acolhe o diferente e trabalha com a diversidade cultural, étnica, social e de gênero, constituindo-se na interlocução entre saberes científicos e do senso comum, propiciada pela articulação entre educação, cultura, tecnologia e sociedade em suas múltiplas dimensões histórica, social, política, cultural e educativa.  As TDIC viabilizam e suportam as redes de conhecimentos, relacionamentos, compartilhamento de experiências, produção colaborativa, publicação e reelaboração de novos saberes.

 

Assista ao vídeo a seguir, "Salto para o Futuro", para conhecer um pouco mais sobre aprender em rede.

A incorporação das redes  inter e intra escolar traz múltiplas experiências, referências e linguagens, que são incorporadas no âmbito das práticas educativas e tornam-se elementos constituintes e estruturantes dos processos de ensino e aprendizagem, provocando mudanças no currículo. Isto significa que, além do uso das TDIC, as redes externas compõem as relações no interior da escola para onde são levadas pelos sujeitos que participam da vida escolar.

Conheça também o conceito de currículo em rede, segundo a educadora e pesquisadora Nilda Alves, em entrevista concedida ao Salto para o Futuro, em 30 de outubro de 2008.



Ir para página anterior Ir para próxima página