Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Contribuições das TDIC ao desenvolvimento do currículo

Integração entre as TDIC e o Currículo na Prática Pedagógica

O vídeo a seguir, exibido no programa Salto para o Futuro, do MEC, apresenta algumas ideias e práticas que se pautam no desenvolvimento de uma escola e de um currículo que integram TDIC, vida social e construção do conhecimento.

 

 

O vídeo apresenta detalhes de como concretizar a integração entre a tecnologia e o currículo, levando em conta que o trabalho vai além de conteúdos conceituais planejados com antecedência. Uma das alunas apresenta a forma como o trabalho é concebido. Primeiro são feitas a pesquisa e a coleta de materiais. Depois o material é editado e são selecionadas as partes mais importantes.

O próximo passo é compor uma paisagem sonora inserindo músicas, para diversificar e melhorar esteticamente a produção do que vem a ser a reportagem de rádio que circulará pela escola.

Também há a inclusão de serviço de utilidade pública, com divulgação de informações ou propagandas, para atender as necessidades da escola e seus eventos. É interessante perceber como o professor se faz presente não só orientando o trabalho pedagógico, mas também passando por formação para entender o potencial da tecnologia aliada ao currículo que está em desenvolvimento.

A presença da tecnologia no trabalho com os alunos mobiliza várias dimensões pedagógicas ao mesmo tempo e rompe com padrões existentes na rotina escolar. É importante que haja a participação e a mediação da equipe gestora para que possíveis estranhamentos e receios sejam trabalhados, e que docentes, discentes, funcionários e comunidade avancem, cada um evoluindo na dimensão que lhe diz respeito e em prol da melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento de um trabalho em sintonia com as demandas do contexto em que a escola está inserida.

Quando tecnologia e currículo são percebidos como produções humanas, possíveis de incorporar demandas da sociedade, os envolvidos têm a oportunidade de perceberem que podem desenvolver a autoria em suas iniciativas e realizar um trabalho que emerge dentro da realidade da escola, não cedendo a propostas externas quando essas não apresentam vínculo com o trabalho em desenvolvimento internamente.

"[...] a integração das TDIC ao currículo numa perspectiva sócio-histórica propicia construir um currículo que supera a padronização, pois o que foi previamente planejado pode ser reconstruído no andamento da ação, gerando múltiplos currículos (Gallo, 2004, p. 45-46), constituídos em redes de conexões que compõem sistemas abertos a múltiplas influências, flexíveis, dinâmicos, rizomáticos. (ALMEIDA; VALENTE, 2011, p. 36)


Ir para página anterior Ir para próxima página