O vídeo apresenta detalhes de como concretizar a integração entre a tecnologia e o currículo, levando em conta que o trabalho vai além de conteúdos conceituais planejados com antecedência. Uma das alunas apresenta a forma como o trabalho é concebido. Primeiro são feitas a pesquisa e a coleta de materiais. Depois o material é editado e são selecionadas as partes mais importantes.
O próximo passo é compor uma paisagem sonora inserindo músicas, para diversificar e melhorar esteticamente a produção do que vem a ser a reportagem de rádio que circulará pela escola.
Também há a inclusão de serviço de utilidade pública, com divulgação de informações ou propagandas, para atender as necessidades da escola e seus eventos. É interessante perceber como o professor se faz presente não só orientando o trabalho pedagógico, mas também passando por formação para entender o potencial da tecnologia aliada ao currículo que está em desenvolvimento.
A presença da tecnologia no trabalho com os alunos mobiliza várias dimensões pedagógicas ao mesmo tempo e rompe com padrões existentes na rotina escolar. É importante que haja a participação e a mediação da equipe gestora para que possíveis estranhamentos e receios sejam trabalhados, e que docentes, discentes, funcionários e comunidade avancem, cada um evoluindo na dimensão que lhe diz respeito e em prol da melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento de um trabalho em sintonia com as demandas do contexto em que a escola está inserida.
Quando tecnologia e currículo são percebidos como produções humanas, possíveis de incorporar demandas da sociedade, os envolvidos têm a oportunidade de perceberem que podem desenvolver a autoria em suas iniciativas e realizar um trabalho que emerge dentro da realidade da escola, não cedendo a propostas externas quando essas não apresentam vínculo com o trabalho em desenvolvimento internamente.