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Tópico II - Contribuições das TDIC ao desenvolvimento do currículo

Desafios da Mobilidade

Observa-se a mobilidade do currículo com a abertura e ampliação dos espaços e tempos de aprendizagem, que propiciam a autonomia na busca, seleção e articulação de informações obtidas em distintas fontes, o diálogo intercultural, o compartilhamento de experiências, a coautoria na construção de novos conhecimentos em colaboração com pessoas situadas em distintos lugares e a publicação de processos e resultados.

A mobilidade propicia a formação aos professores, alunos e escolas, expandindo a aprendizagem, o ensino e os modos de desenvolver o currículo, sua estrutura e constituição.

A mobilidade do currículo e da aprendizagem não é exclusividade do contexto contemporâneo, pois os livros e cadernos já tinham essa finalidade também. O diferencial é que, se existir uma conexão com a internet, as TMSF favorecem a emissão e recepção instantânea de informação e a comunicação e interação entre pessoas, distantes geográfica e temporalmente, de uma maneira sem precedentes (REINHARD et al., 2007, p. 1).

Isso significa que a aprendizagem é realmente favorecida com essas tecnologias, de tal modo que é recorrente a utilização da expressão m-learning para designar aprendizagem com mobilidade. Quiçá possamos falar também em m-currículo?

Essas características apontam a tendência da convergência de mídias e tecnologias em distintos dispositivos móveis conectados à internet, o que propicia a criação da escola em rede, com professores(as) e alunos(as) de distintas partes do mundo.

Essa escola supera as barreiras territoriais pela interação que se estabelece entre todos que dela participam, dialogam, levantam questões e buscam resolver problemas que afetam a sociedade global e também os contextos específicos. Nesse sentido, compartilham-se experiências com vistas à democratização do conhecimento, à solidariedade e à convivência com a diversidade.

 

Conheça algumas iniciativas que utilizam as TMSF

Escola com celular: descreve um projeto desenvolvido para utilização de celulares na pesquisa de questões ambientais.

MVMob – Minha Vida Mobile: projeto que forma professores(as) e alunos(as) para produzirem conteúdos digitais, principalmente com celulares.

Plano Ceibal, Uruguai: política de governo voltada à inclusão social e tecnológica, que entregou computadores portáteis a todos os(as) estudantes, professores(as), diretores (as) e inspetores(as) das escolas públicas de educação primária do país e foi acompanhada de uma mobilização da sociedade por meio de redes de voluntariado para apoio às ações do plano. 

Para Refletir:

Como fica a possibilidade de uso de TMSF na escola? Quais os principais desafios das tecnologias móveis nesse contexto? Não deixe de assistir ao vídeo que registra um debate entre educadores e pesquisadores a respeito desse assunto em evento realizado pelo EducaRede.

Considerações Parciais

Caro(a) cursista, nesta etapa desenvolvemos estudos sobre as questões fundamentais referentes às contribuições das TDIC ao desenvolvimento do currículo, aprofundando as discussões a respeito do currículo como uma prática social, cultural e política que se desenvolve na concretude da sala de aula, da escola e, com as tecnologias digitais, no mundo fora dela. Também exploramos o currículo em rede e as contribuições da mobilidade com o uso das TMSF ao desenvolvimento do currículo.

Na próxima etapa, serão estudadas as questões referentes à integração entre o currículo e as tecnologias, ressaltando não só as possibilidades que surgem, mas também os desafios encontrados por educadores e educandos no contexto escolar para a efetivação desse trabalho integrado.

Continuemos!


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