O projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) é uma iniciativa do MEC, que cedeu um laptop educacional para cada aluno(a) e professor(a) da escola que aderiu ao projeto UCA e promoveu também a formação dos(as) educadores(as), para favorecer um trabalho integrado ao currículo. Em Piraí, essa proposta tornou-se uma política pública do município, considerado uma cidade digital que viabilizou a expansão do projeto inicial para todas as escolas públicas municipais.
O conceito de mobilidade está muito presente em vários contextos da atualidade. As tecnologias têm ampliado sobremaneira a possibilidade de os usuários terem acesso à informação em qualquer lugar que disponha de condições técnicas para acesso à internet. Informação e comunicação por celulares, tablets e computadores móveis já são corriqueiras. Esses dispositivos móveis também permitem registros de situações em filmes, imagens e sons.
De modo geral, educadores e pesquisadores têm uma visão favorável da contribuição das TMSF para o currículo, uma vez que constituem novas linguagens que lhe podem ser incorporadas e contribuem para o seu desenvolvimento.
Assim, na relação social de interação, diálogo e cooperação, as TMSF atuam como dispositivos emergentes da nova cultura da mobilidade, e podem não só contribuir para a otimização do tempo assíncrono, fluido e intemporal, mas também promover uma maior circulação da informação, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e propiciando diversos contextos de ensino, tanto formais quanto não formais (GRAZIOLA, 2012, não paginado).