Como você deve ter percebido, a problematização abordada no vídeo tratou a curiosidade como um estímulo à indagação, ao fazer coletivo e à produção de novos conhecimentos no cotidiano da escola. Nosso desafio, neste momento do PLAC 2, é, então, organizar uma prática pedagógica que abra espaço para as perguntas dos alunos.
Além disso, é preciso que nossa prática também organize e dê espaço para que os estudantes tenham autonomia e, assim, aprendam a descobrir os caminhos para chegar às respostas. Desse modo, além dos espaços para as perguntas, é preciso promover a descoberta de meios para se chegar às respostas. Abertura às perguntas e às descobertas, portanto!
Pensar e descobrir maneiras de integrar o uso de redes digitais em nossas ações pedagógicas serão também desafios importantes neste segundo momento do PLAC, contribuindo, dessa forma, para a construção da cultura digital que desejamos à nossa comunidade escolar.
Assim, convidamos você a pensar em alternativas de experiências práticas que ultrapassem os muros da escola e promovam o aprendizado em rede. Por onde podemos começar?
Alguma dessas questões inquietou você de modo mais intenso? Que tal discutir com algum colega ou levá-la para discussão na reunião do seu grupo de formação?
Dúvidas são naturais no processo do uso das TDIC, mesmo que o professor as use para manter contato com amigos, para planejar atividades ou em sua rotina.
Muitas dúvidas podem acabar se transformando em obstáculos, mas também podem nos ajudar, se forem entendidas e sentidas como desafios que nos impulsionam para novas descobertas e invenções.
Muitas dúvidas podem acabar se transformando em obstáculos, mas também podem nos ajudar, se forem entendidas e sentidas como desafios que nos impulsionam para novas descobertas e invenções.