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PLAC - Momento 2 - Aprender em Rede na Cultura Digital

Repertórios

Até este momento do Curso, já aconteceram muitas descobertas e aprendizagens, e um momento importante desse processo deve ter sido a composição do retrato da sua escola, o qual deve ter mostrado como a escola se organizou para integrar as tecnologias em suas práticas pedagógicas, os desafios já superados e aqueles que ainda não foram. Deve também ter ajudado muito na ampliação dos repertórios de todos nós.

Mas por que estamos aqui a falar dos nossos repertórios pessoais e da importância de reconhecê-los e ampliá-los? Porque é com base neles que conseguimos projetar e planejar novas possibilidades.

Um elemento importante que nós, professores, precisamos considerar na ampliação dos nossos repertórios pessoais, assim que pensamos em projetar o uso pedagógico das TDIC, incluindo interações em rede, é o que Carvalho, Nevado e Menezes (2005) chamam de arquiteturas pedagógicas. Esse conceito envolve uma noção diferenciada de ensino e aprendizagem que extrapola as paredes da sala de aula e se apropria de maneira produtiva e eficaz das mais variadas formas de comunicação (em especial, das TDIC). Trata-se de um conceito que potencializa e amplia os espaços de interação. O que isso quer dizer? Se antes tínhamos um espaço de troca que se restringia à sala de aula, agora temos a sala de aula como um vetor de interação com o mundo.

 

 

  

As arquiteturas pedagógicas se diferenciam principalmente pelo modo como organizam as interações e promovem as reflexões e metarreflexões dos sujeitos. Pressupõem a presença de pedagogias abertas, interativas, flexíveis no tempo e no espaço, adaptáveis ao contexto e que consideram central a curiosidade dos estudantes. 

 

 

Ficou interessado em saber mais sobre arquiteturas pedagógicas? Sugerimos, então, a leitura do texto Arquiteturas Pedagógicas para EAD: Concepções e Suporte Telemático, que selecionamos para você. Recomendamos, caso opte pela leitura, que tenha uma atenção especial para perceber e analisar como as diferentes categorias de arquiteturas, apresentadas na seção 4 do texto, podem contribuir para a construção de planejamentos de aprendizagem em rede que instiguem, promovam e suportem a curiosidade dos nossos alunos.

 


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