Cursistas, sejam muito bem-vindos e bem-vindas ao Núcleo de Tecnologia Assistiva. Vocês estão convidados a viajar e sonhar conosco. Propomos que vocês desafiem-se, permitam-se, encantem-se e reencantem-se com a temática e com o universo chamado inclusão.
Vamos juntos nesta jornada!
Neste núcleo, você encontrará alguns recursos de acessibilidade que facilitarão a navegação na hipermídia e o acesso aos conteúdos apresentados em cada unidade. Podemos citar como exemplos as imagens interativas, como os slides shows, a Linha do Tempo: Como Chamar as Pessoas com Deficiência? e a Ilustração do Advogado, que estão no Tópico 2. Também contaremos, ao longo do núcleo, com recursos de acessibilidade em vídeos, ilustrações e tabelas.
Hipermídia: toda a hipermídia foi testada com o leitor de tela NVDA. Para que o programa tenha melhor usabilidade na hipermídia, sugerimos que você use o Firefox como seu navegador.
Ilustrações: todas as ilustrações possuem legendas descritivas para leitor de tela NVDA.
Imagens interativas com recursos de acessibilidade: os conteúdos expostos nessas imagens interativas estão disponibilizados em dois formatos: audiodescrição, disponível no botão de áudio, e texto HTML, disponível no botão "conteúdo acessível", localizado no final de cada página que oferecer esse recurso.
Vídeos: os vídeos estão disponíveis na playlist do canal do núcleo no Youtube em quatro versões: Libras, legenda em português, legenda em pictogramas e audiodescrição. Para acessá-los, basta clicar no ícone da cadeira de rodas e você será direcionado a esse canal com os diferentes recursos. Então, você só precisa escolher a versão de que necessita para ter acesso aos conteúdos da maneira mais confortável possível.
Geral: analisar as possibilidades de uso, adaptação e criação de artefatos, estratégias e serviços em Tecnologia Assistiva sob a perspectiva da Educação Inclusiva.
Específicos:
Descrição dos Tópicos
Tópico 1: este é um tópico de ensino introdutório em que você, cursista, encontrará alguns personagens que o acompanharão ao longo do núcleo. Além disso, fará a leitura de um texto e começará a construção do Dossiê de Inclusão. Aqui iniciaremos nossa viagem.
Tópico 2: nesse tópico, você vai encontrar textos, vídeos e outros recursos que têm o objetivo de auxiliá-lo no estudo e nas discussões referentes aos cinco conceitos estruturantes que serão abordados neste espaço, a saber: Políticas Públicas para Educação Inclusiva, Terminologias e Nomenclaturas para as Pessoas com Deficiência e Diversidade, Escola Acessível e Acessibilidade, Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais.
Tópico 3: nesse tópico, você será levado em um tour virtual a uma Sala de Recurso Multifuncional. Dentro dela, além de poder ver como é o espaço, você poderá conhecer e usar diversos recursos de Tecnologia Assistiva, como hardwares comerciais e formas economicamente acessíveis de equipamentos que podem ser customizados ou construídos na sua escola, e, ainda, conhecer e usar softwares disponibilizados gratuitamente na rede mundial de computadores.
Tópico 4: para finalizar o curso, no Tópico 4, você, cursista, fará um fechamento das ideias, dos estudos e das reflexões que foram desenvolvidos ao longo do núcleo. Também fará o encerramento do Dossiê de Inclusão, não definitivamente, mas com a certeza de que um pouco da estrada da inclusão foi trilhada nessa viagem que iniciou no Tópico 1.
Traços, 2004. Bruna Araújo Nogueira. (Fonte: FIGUEIREDO; CAMARGO, 2012)
Traços, 2004. Bruna Araújo Nogueira. Óleo s/ tela. 130x80 cm.