Ir para próxima página
Autores(as): Liliana Maria Passerino (FACED/UFRGS)
Patrícia Maria Vargas de Lima (Sec. Mun. de Educação de Florianópolis)

ÍconeApresentação

 

 

Boas-vindas!

Cursistas, sejam muito bem-vindos e bem-vindas ao Núcleo de Tecnologia Assistiva. Vocês estão convidados a viajar e sonhar conosco. Propomos que vocês desafiem-se, permitam-se, encantem-se e reencantem-se com a temática e com o universo chamado inclusão.

Vamos juntos nesta jornada!

 

Recursos de Acessibilidade

Neste núcleo, você encontrará alguns recursos de acessibilidade que facilitarão a navegação na hipermídia e o acesso aos conteúdos apresentados em cada unidade. Podemos citar como exemplos as imagens interativas, como os slides shows, a Linha do Tempo: Como Chamar as Pessoas com Deficiência? e a Ilustração do Advogado, que estão no Tópico 2. Também contaremos, ao longo do núcleo, com recursos de acessibilidade em vídeos, ilustrações e tabelas.

Hipermídia: toda a hipermídia foi testada com o leitor de tela NVDA. Para que o programa tenha melhor usabilidade na hipermídia, sugerimos que você use o Firefox como seu navegador.

Ilustrações: todas as ilustrações possuem legendas descritivas para leitor de tela NVDA.

Imagens interativas com recursos de acessibilidade: os conteúdos expostos nessas imagens interativas estão disponibilizados em dois formatos: audiodescrição, disponível no botão de áudio, e texto HTML, disponível no botão "conteúdo acessível", localizado no final de cada página que oferecer esse recurso. 

Vídeos: os vídeos estão disponíveis na playlist do canal do núcleo no Youtube em quatro versões: Libras, legenda em português, legenda em pictogramas e audiodescrição. Para acessá-los, basta clicar no ícone da cadeira de rodas   e você será direcionado a esse canal com os diferentes recursos. Então, você só precisa escolher a versão de que necessita para ter acesso aos conteúdos da maneira mais confortável possível.

Instruções de navegação

 

 

Acessar

 

Objetivos

Geral: analisar as possibilidades de uso, adaptação e criação de artefatos, estratégias e serviços em Tecnologia Assistiva sob a perspectiva da Educação Inclusiva.

Específicos:

  1. analisar o processo de inclusão/exclusão escolar e social pela interface da Acessibilidade e da Tecnologia Assistiva, buscando a compreensão do potencial inclusivo da mídia digital;
  2. discutir políticas públicas, ações e programas de inclusão permeados pelas tecnologias digitais;
  3. analisar as configurações de acessibilidade e de tecnologia digital que potencializam a promoção da participação dos atores na vida escolar e social;
  4. apropriar-se do conceito de Tecnologia Assistiva como recurso, serviço e estratégia na perspectiva da Educação Inclusiva;
  5. diagnosticar e avaliar o potencial das tecnologias digitais para o acesso e a permanência de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais nos espaços escolares e na sociedade;
  6. promover processos de construção de redes e comunidades que pratiquem, na perspectiva inclusiva, a apropriação e adaptação de tecnologias digitais.

 

 

Sumário

 

Descrição dos Tópicos

 

Tópico 1: este é um tópico de ensino introdutório em que você, cursista, encontrará alguns personagens que o acompanharão ao longo do núcleo. Além disso, fará a leitura de um texto e começará a construção do Dossiê de Inclusão. Aqui iniciaremos nossa viagem.

 

Tópico 2: nesse tópico, você vai encontrar textos, vídeos e outros recursos que têm o objetivo de auxiliá-lo no estudo e nas discussões referentes aos cinco conceitos estruturantes que serão abordados neste espaço, a saber: Políticas Públicas para Educação Inclusiva, Terminologias e Nomenclaturas para as Pessoas com Deficiência e Diversidade, Escola Acessível e Acessibilidade, Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais.

 

Tópico 3: nesse tópico, você será levado em um tour virtual a uma Sala de Recurso Multifuncional. Dentro dela, além de poder ver como é o espaço, você poderá conhecer e usar diversos recursos de Tecnologia Assistiva, como hardwares comerciais e formas economicamente acessíveis de equipamentos que podem ser customizados ou construídos na sua escola, e, ainda, conhecer e usar softwares disponibilizados gratuitamente na rede mundial de computadores.

 

Tópico 4: para finalizar o curso, no Tópico 4, você, cursista, fará um fechamento das ideias, dos estudos e das reflexões que foram desenvolvidos ao longo do núcleo. Também fará o encerramento do Dossiê de Inclusão, não definitivamente, mas com a certeza de que um pouco da estrada da inclusão foi trilhada nessa viagem que iniciou no Tópico 1.

 

Traços, 2004. Bruna Araújo Nogueira. (Fonte: FIGUEIREDO; CAMARGO, 2012)

Traços, 2004. Bruna Araújo Nogueira. Óleo s/ tela. 130x80 cm.

 
 

Ir para próxima página