Ícone referente ao Dossiê de Inclusão. A imagem mostra uma pasta rosa entre aberta com pontas de papéis para fora.
Durante nosso percurso juntos pelos conceitos estruturantes e os conteúdos expostos nos tópicos de ensino, e enquanto estudamos, realizamos leituras e assistimos a alguns vídeos reflexivos, será necessário fazermos algumas pausas para que isso tudo possa ser registrado. Agora, é chegada a hora de “colocar a mão na massa”. Convidamos você a ler o texto do Dossiê de Inclusão, conhecendo-o para que você possa realizar essa atividade com a ajuda de seus colegas de escola, de curso e dos professores. É chegado o momento de você compilar os dados levantados e discutidos ao fim do estudo de cada tópico de ensino, articulando teoria e observação prática. Com esses dados você construirá o seu Dossiê de Inclusão, proposto desde o Tópico 1.
Leia o texto que segue, converse com seu professor e veja de que forma você pode construir o dossiê através da compilação dos dados selecionados em toda sua trajetória no curso. É importante lembrar que continuaremos a reunir e coletar dados na escola, na Sala de Recurso Multifuncional e no Atendimento Educacional Especializado, esses dados nos ajudarão na construção final do Dossiê de Inclusão, correspondente a todo o curso, por isso, faz-se necessário que você visite esta página constantemente.
Prezado cursista e prezada cursista,
No presente núcleo propomos o desenvolvimento de um Dossiê de Inclusão, que é uma espécie de portfólio, o qual cada aluno irá criando ao longo das diferentes unidades. Trata-se de uma síntese dos aprendizados que iremos coletando ao longo do percurso. O dossiê pode ser composto por textos, áudios, vídeos e toda classe de material produzido pelo cursista. A marca principal do dossiê é a autoria (que pode ser individual, coletiva, colaborativa ou cooperativa), isto é, o que importa é a construção de conhecimento propiciada pela interação, análise, crítica e síntese dos materiais aqui oferecidos em contraste com sua realidade. Não há, portanto, um modelo prévio, pois cada realidade é diversa, assim como todos nós! O que propomos é que o cursista, a partir dos questionamentos inseridos nas “paradas” dentro dos tópicos, elabore e reflita sobre o conteúdo proposto e construa o seu dossiê.
Ilustração criada para explicar os elementos que devem estar presentes nas atividades do Dossiê de Inclusão. Abaixo há três linhas vermelhas que seguem em paralelo, como se fosse uma rua em perspectiva. Em cima das três linhas há uma seta amarela que aponta na mesma direção. As mesmas desejam representar um caminho que deve seguir e ser perseguido de forma permanente pelos cursistas. E sobre estes dois elementos há a ilustração de um círculo onde está escrito Dossiê de Inclusão, no seu entorno há 5 linhas que o circulam, elas representam os elementos que devem ser pesquisados e observados pelos cursistas na organização do Dossiê de Inclusão, são eles: histórico, política, sujeitos com deficiência física, sujeitos com deficiência sensorial, sujeitos com deficiência intelectual, práticas de inclusão, auto-avaliação, sujeitos com TEA, serviços.
O Dossiê de Inclusão visa contribuir para a busca de sentido na produção de conhecimentos no Núcleo de Tecnologia Assistiva. Esse documento deve servir para registrar todas as suas descobertas respeitando as singularidades à medida que cada aluno será encorajado à reflexão e à sistematização de suas experiências num formato original, capaz de apontar para as conquistas individuais. Nesse sentido, visamos a construção de um Estudo de Caso alicerçado no cotidiano de sua prática pedagógica e profissional para, assim, compor o dossiê como instrumento e processo de avaliação deste núcleo.
O Estudo de Caso nada mais é do que um retrato do seu cotidiano, um olhar inclusivo para sua realidade que poderá mostrar as potencialidades e fragilidades do processo inclusivo a partir do seu ponto de vista e, por isso, de forma única. Não buscamos com o dossiê generalizações, nem estabelecer preceitos indiscutíveis, apenas permitir que o cursista olhe sua realidade através dos textos e discussões propostos, das experimentações possíveis com Tecnologia Assistiva e da síntese reflexiva. Assim, o dossiê será construído a partir do Tópico 1 e complementado por outras atividades que propomos ao longo do núcleo.