A seguir serão apresentados os textos dos slides referentes ao conteúdo: escola acessível.
Slide 1
Título do conteúdo: “Escola acessível: o possível e o necessário”.
Slide 2
Questionamento: “O que é acessibilidade?”.
Slide 3
Título do conteúdo: “O que é acessibilidade?”. Logo abaixo segue o texto: “O que é acessibilidade? É uma qualidade aplicada a algo... um produto, um processo, um lugar, uma instituição, uma pessoa. ...Pressupõe facilidade na aproximação, no trato ou obtenção de algum produto, serviço ou informação.”
Slide 4
Título do conteúdo: “O que é acessibilidade?”. Logo abaixo segue o texto: “Processo para a conquista da igualdade de oportunidade e de participação em todas as esferas da sociedade. Sinônimo de aproximação, um meio de disponibilizar a cada usuário interfaces que respeitem suas necessidades e preferências. Reduzir as discriminações e exclusões, sem prejudicar as características ou funcionalidades de um espaço”.
Slide 5
Questionamentos: “Qual o período da utilização do termo acessibilidade? E qual foi a ampliação e aplicação? Ao que se refere?”
Slide 6
Tabela. O conteúdo da tabela segue abaixo.
Período
Década de 40 e 60.
Ampliação da aplicação do termo
Facilidades de acesso (barreira arquitetônicas).
Ao que se refere
Espaço físico (barreiras arquitetônicas).
Período
Década de 70.
Ampliação da aplicação do termo
Surge o debate sobre acessibilidade após o surgimento do CVI (Centro de Vida Independente).
Ao que se refere
Operacionalização das soluções idealizadas.
Período
Década de 80.
Ampliação da aplicação do termo
Surge o conceito de Design Universal.
Ao que se refere
Produtos tangíveis e serviços.
Período
Década de 90.
Ampliação da aplicação do termo
Acessibilidade na web.
Ao que se refere
Produtos não tangíveis (softwares) e espaço virtual (ciberespaço).
Slide 7
Questionamento: “A legislação define o que é acessibilidade?”
Slide 8
Título do conteúdo: “Lei de acessibilidade, decreto nº 5296/2004”. Abaixo segue texto: “Art. 8°: Acessibilidade: condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida”.
Slide 9
Título do conteúdo: “Barreiras: qualquer entrave ou obstáculo”. Logo abaixo quatro indicações:
“a) urbanísticas; b) nas edificações; c) nos transportes; d) nas comunicações e informações”.
Slide 10
Contém um diagrama circular com linhas pretas que ligam os termos, escritos em vermelho: “Trabalho e Emprego”; “Órtese e Prótese”; “Habitação Acessível”; “Transporte e Entornos Acessíveis”; e “Escola Acessível”. No interior do diagrama circular temos escrito em preto: “Pessoa com deficiência”.
Slide 11
Título do conteúdo: “Sociedade...normalidade e estigma”.
Slide 12
Título do conteúdo: “Sociedade... Normalidade e estigma”. A seguir o texto: “A sociedade estabelece meios para categorizar e organizar pessoas, processos e coisas. Essa categorização parte de atributos considerados comuns ou naturais para os membros dessas categorias”.
Slide 13
Este slide reproduz a estrutura do anterior, com o seguinte texto: “Expectativas normativas (como no caso das interfaces e dos produtos). Tudo o que foge às expectativas... é estigmatizado e considerado como ‘defeituoso’”.
Slide 14
Texto: “Os atributos dos normais definem a identidade social. E esta permite estabelecer rotinas de relação social prevista (pré-concebida). Papéis sociais ou posições”.
Slide 15
Título do conteúdo: “Modelos”. Abaixo há um texto organizado em dois quadros. O primeiro quadro, intitulado: “Modelo do Defeito”. Abaixo, dentro do quadro, o texto: ”Busca ajudar a pessoa a se encaixar dentro da sociedade”. O segundo quadro, intitulado: ”Modelo Social”. Abaixo, dentro do quadro, o texto: ”Busca mudar a sociedade para oferecer igualdade de oportunidades atendendo as diferenças de cada um”.
Slide 16
Título do conteúdo: “Na escola a acessibilidade implica”.
Slide 17
Título do conteúdo: “Na escola a acessibilidade implica”. Logo abaixo, o texto:
1) Acesso a informação visando a construção de conhecimento;
2) Compensações/adaptações;
3) Processos de aprendizagem diversificados.
Slide 18
Título do conteúdo: “E a acessibilidade física?“.
Slide 19
Título do conteúdo: “E a acessibilidade física?“. Logo abaixo, o texto: “Busca a adaptação dos espaços arquitetônicos e de mobiliário“; abaixo segue uma lista com quatro itens:
“– Na sala de aula;“
“– Na escola;“
“– No entorno da escola;“
“– No transporte urbano;“
“Todos esses elementos devem ser considerados para garantir o acesso à escola.“
Slide 20
Questionamento: “Acessibilidade física: o que mais?“.
Slide 21
Título do conteúdo: “Acessibilidade física“. O texto: “Mudanças estruturais são necessárias, mas só isso não é suficiente! Nem sempre a eliminação de barreiras é suficiente para o processo de inclusão.“
Slide 22
Título do conteúdo: “Acessibilidade física: o lugar e o corpo.“
Slide 23
Título do conteúdo: “Acessibilidade física“. O texto: “Contexto situado nas atividades cotidianas. A importância do ambiente e do lugar: ambiência é, de acordo com Duarte e Cohen (2010), atmosferas materiais e morais que incluem sensações térmicas, sonoras, lumínicas, culturais e subjetivas incluída num determinado lugar com seus ocupantes.“
Slide 24
O texto: “Segundo Tuan (1983), espaços se tornam lugares quando permitem que a pessoa desenvolva afetividade (positiva ou negativa). O Lugar não é um momento único, mas um processo que se relaciona com a identidade e a identificação com o espaço.“
Slide 25
Título do conteúdo: “Mobilidade Plena“.
Slide 26
Título do conteúdo: “Mobilidade Plena“. O texto: “Assim a Acessibilidade Física é atingida quando, além de atender normas técnicas, criam-se lugares como espaços agradáveis e convidativos para chamar de ‘nosso’.”
Slide 27
Título do conteúdo: “Mobilidade Plena“. O texto: “Não esquecendo que acesso é a porta de entrada, mas as pessoas não ficam na beirada, querem entrar e participar! Ou seja, mais do que falar em acessibilidade, deveríamos pensar em Mobilidade Plena.”
Slide 28
Título do conteúdo: “Construção de lugares é...”
Slide 29
O texto deste slide completa os dizeres do anterior e está disposto em em forma de lista:
“Um processo longo e participativo;“
“Precisa pensar espaços de convívio e com possibilidade de escolhas;“
“Possibilitar as trocas e significações.“
Slide 30
O texto: “Lembrando que a escola ideal é feita de contradições e conflitos.“
Slide 31
Título do conteúdo: “Escola Acessível ou inclusiva?“.
Slide 32
Título do conteúdo: “Escola Acessível ou inclusiva?“. O texto: “Primeiro o desafio de chegar na escola: acessos, pisos e espaços; sinalizações.“
Slide 33
Título do conteúdo: “Escola Acessível ou inclusiva?“. O texto: “Depois, contar com salas de aulas inclusivas:“
Abaixo uma lista de quatro itens:
“1) Mobiliário;“
“2) Um espaço para chamar de ‘meu lugar’;“
“3) Adaptações pedagógicas e curriculares(acesso ao conhecimento);“
“4) Tecnologias assistivas.“
“Por último, ter atitudes favoráveis.“
Slide 34
Título do conteúdo: “Tecnologias assistivas“.
Slide 35
Título do conteúdo: “Tecnologias assistivas“. O texto deste slide define a expressão apresentada no anterior: “São recursos e serviços que buscam:“
Abaixo uma lista de três itens:
“1) Facilitar o desenvolvimento de atividades da vida diária por pessoas com deficiência;“
“2) Aumentar capacidades funcionais;“
“3) Promover a autonomia e a independência.“
Slide 36
Contém um diagrama, dividido em quatro partes. Na primeira, um círculo que tem em seu interior, escrito em vermelho, a sigla: “TA“. Uma seta vermelha aponta para uma caixa, na qual está escrito: “proporcionar igualdade“. Saindo dessa caixa, temos outra seta vermelha apontada para uma segunda caixa com o texto: “diversificando processos e recursos“. Dessa segunda caixa, parte uma terceira seta vermelha que aponta para o último quadro com o texto: “atender diferenças individuais“.
Slide 37
Título do conteúdo: “Tipo de TA“. Ao título, segue uma citação de Mary Pat Radabaugh: “Para as pessoas, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis“.
Slide 38
Este slide contém as referências do material utilizado.
CONFORTO, D.; SANTAROSA, L. M. C. Acessibilidade à Web: Internet para Todos. Revista de Informática na Educação: Teoria, Prática. PGIE/UFRGS. v.5 n. 2, p. 87-102. nov. 2002. E-ISSN: 1982-1654.
DUARTE, C.; COHEN, R. Acessibilidade como Fator de Construção de Lugar. In: PRADO, A. ORNSTEIN, S. (Org.) Desenho Universal: Caminhos da Acessibilidade no Brasil. São Paulo: Annablume, 2010.
MITTLER, P. Educação Inclusiva: Contextos Sociais. Porto Alegre: ArtMed, 2003.
PASSERINO, L.; MONTARDO, S. Inclusão Social via Acessibilidade Digital: Proposta de Inclusão Digital para Pessoas com Necessidades Especiais. Brasília: E-Compós, v. 8, p. 1-18, 2007. E-ISSN 1808-2599.
TUAN, Y. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Diftel, 1983.