Ícone
Tópico III - Tour Virtual: Conhecendo a Sala de Recurso Multifuncional

Categorias de Tecnologia Assistiva

Organizamos uma classificação categorial para os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) amparados no texto da pesquisadora Rita Bersch, disponível em http://www.assistiva.com.br/, que tem como fonte norteadora as diretrizes gerais de uma lei norte-americana comumente conhecida como American with Disabilities Act (ADA).

A existência de critérios para a classificação de recursos de TA é portante não só para a delimitação dos estudos e pesquisas nessa área e para a definição de método de catalogação e criação de bancos de dados – que os identifiquem, definam e organizem –, mas também para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas e serviços de atendimento àqueles que utilizam esse tipo de tecnologia. Isto é, definir categorias para tecnologias assistivas é útil acadêmica e cotidianamente.

Auxílios para a vida diária

Nesta categoria estão materiais e produtos que têm como objetivo possibilitar a execução, com autonomia, de tarefas diárias – como alimentação, higiene pessoal, manutenção dos ambientes em que se vive etc. – por pessoas com deficiência.

 

Ilustração de uma colher adaptada, com haste virada para facilitar a alimentação de pessoas com deficiência física.

 

CAA (CSA) - Comunicação aumentativa (suplementar) e alternativa

Os recursos de comunicação alternativa ou suplementar são dispositivos que possibilitam ou facilitam os processo comunicativos para pessoas com dificuldades de fala. São exemplos de dispositivos utilizados com essa finalidade, as pranchas de comunicação – com os sistemas de pictogramas, como o PCS e o Bliss –, os vocalizadores, e os softwares que desempenham as funções de um vocalizador.

 

Ilustração de uma prancha de comunicação alternativa.

 

Recursos de acessibilidade ao computador

São recursos de acessibilidade ao computador, como equipamentos e softwares, que facultam à pessoas com deficiência o uso desse dispositivo com autonomia. Estão nessa categoria equipamentos, ou sistemas de processamento de dados, de entrada e saída de informações alternativos; como teclados modificados, acionadores de mouse, aplicativos de varredura de tela e reconhecimento de movimentos, ou voz, como comando, os leitores de tela braille ou com sintetização de voz, entre outros.

 

Ilustração de um computador de mesa, com os hardwares de entrada, acionador, mouse joystick, teclado.

 

Sistemas de controle de ambiente

Esse tipo de tecnologia assistiva é representado por sistemas eletrônicos de controle remoto que permitem que pessoas com dificuldades locomotoras gerenciem, por exemplo, aparelhos eletroeletrônicos, sistemas de segurança e climatização.

 

Ilustração de um controle que indica controle do ambiente, cada botão do mesmo indica uma função como: abrir porta, abrir janela, sinal de + e de -, abrir janelas.

 

Projetos arquitetônicos para acessibilidade

Nessa categoria estão todos os tipos de adaptações estruturais feitas em um ambiente com o objetivo de torná-lo acessível a pessoas com alguma deficiência que tenham dificuldades locomotoras. São exemplos de projetos arquitetônicos para acessibilidade as rampas e elevadores como alternativas ao acesso pela escada e as adaptações em banheiros, como a colocação de barras laterais junto ao sanitário e a adequação da altura do lavabo. 

 

Ilustração de uma cadeira de rodas, com detalhes em vermelho, a mesma está subindo em uma rampa de acesso.

 

Órteses e próteses

Órteses e próteses são aparelhos que ajudam a aprimorar os movimentos de pessoas que perderam algum de seus membros ou têm alguma dificuldade motora. As órteses são equipamentos que imobilizam ou auxiliam os movimentos de braços, pernas e mãos; e as próteses,  aparelhos que substituem, corrigem, ou ampliam uma função natural.

 

Ilustração de uma órtese de mão e uma prótese de membro inferior, o pé da mesma está com o tênis calçado.

 

Adequação postural

A categoria "adequação postural" abrange adaptações que proporcionam conforto, estabilidade, suporte e posicionamento adequado a pessoas com dificuldades motoras ou com movimentação involuntária, por exemplo.  Almofadas, acentos e encostos anatômicos, e contensores são exemplos de tecnologias assistivas classificadas nessa categoria.

 

Ilustração mostra parte inferior de uma pessoa sentando-se numa cadeira, uma seta indicativa aponta para o lugar mais adequado para posicionar o corpo. Abaixo aparece a ilustração de um cinto de segurança, tendo como finalidade mostrar que o mesmo pode contribuir na estabilidade e adequação postural do mesmo.

 

Auxílios de mobilidade

Como auxílio de mobilidade estão categorizados equipamentos que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência. Exemplos desse tipo de tecnologia assistiva são as cadeiras de rodas, manuais ou motorizadas, os andadores e as scooters de três rodas. 

 

Ilustração de cadeira de rodas motorizada.

 

Auxílios para pessoas cegas ou com visão subnormal

Essa categoria abrange qualquer equipamento capaz de possibilitar a apreensão de informações para pessoas cegas ou com baixa visão; como lupas, lentes, braille, aparelhos com sintetizadores de voz, grandes telas de impressão e sistemas de TV com aumento para leitura de documentos.

 

Ilustração de um homem branco, cabelos castanhos, cego, usando óculos escuros, e segurando uma bengala.

 

Auxílios para pessoas surdas ou com déficit auditivo

Essa categoria abrange qualquer equipamento capaz de possibilitar a apreensão de informações para pessoas surdas ou com baixa audição. Aparelhos para surdez, telefones com teclado teletipo (TTY) e sistemas com alerta táctil-visual são exemplos de tecnologias assistivas classificadas nessa categoria.

 

Ilustração do símbolo universal da surdez, um ouvido com um traço sinalizando ausência de audição.

 

Adaptações em veículos

Nessa categoria estão classificadas modificações e adaptações que permitem o uso autônomo de veículos automotores, para transporte pessoal, por pessoas com alguma deficiência física ou mobilidade reduzida. Alavancas adaptadas na direção e elevadores para cadeira de rodas são exemplos desse tipo de tecnologia assistiva.

 

Ilustração de uma mão segurando uma direção veicular adaptada com alavanca.