Abaixo segue a descrição das imagens disponibilizadas no slide show do Tópico 3 – Adaptações. O material selecionado para essa apresentação inclui diversas imagens (fotografias) de recursos de Tecnologia Assistiva. Algumas customizadas e construídas pelo Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Nedeta), da Universidade do Estado do Pará.
Capa
Na capa temos uma menina cadeirante, trajando camiseta amarela e bermuda cinza. Ela está levando nas costas uma mochila cinza. Está alegre. No lado direito está escrito em vermelho o texto: "Adaptações, slide show", escrito em vermelho e localizado na parte superior direita da imagem.
Slide 1
Apresenta três fotografias. A primeira fotografia, feita do plano superior, mostra as pernas de uma criança sentada em uma cadeira de rodas, a criança faz uso de um acionador de tração com os pés. Na segunda fotografia aparece uma mão de uma pessoa que utiliza uma órtese. Na imagem a órtese a auxilia na tarefa de pegar as peças de um jogo que têm formato cilíndrico, sustentando os dedos por meio de elásticos. A terceira fotografia, feita do plano superior, mostra um menino brincando com um jogo de tabuleiro. O tabuleiro está dividido em cinco colunas e quatro linhas. A primeira coluna contém imagens enquanto as outras estão em branco. O objetivo do tabuleiro é fazer com que se complete os espaços ao lado de cada imagem com uma palavra a ela relacionada. Na fotografia uma criança está colocando sobre cada quadrado em branco peças – feitas de tampas de plástico – com letras. Por exemplo, na primeira linha a imagem da coluna à esquerda da criança contém a imagem de uma bola e as peças ao lado contém as letras B-O-L-A.
Slide 2
Foram reunidas neste slide seis fotografias de órteses para função escrever. A primeira fotografia mostra a mão direita de uma pessoa que segura uma órtese transparente. A base dessa órtese fica na palma da mão que está virada para o papel e em uma extremidade dessa base há uma "alça", que fica entre os dedos indicador e médio, na qual está fixada uma caneta verde com detalhes brancos. A segunda fotografia também mostra a mão direita de uma pessoa que segura uma órtese. Essa órtese é uma esfera preta de plástico com uma abertura no centro, na qual uma caneta amarela com a ponta vermelha está encaixada. Na terceira fotografia é também uma mão direita que aparece sustentando um lápis com o auxílio de uma órtese, mas, nesse caso, a órtese é um suporte branco pequeno que apoia o lápis entre o polegar e o indicador e está preso à mão por um elástico de sustentação que envolve palma e dorso da mão. Na quarta fotografia a mão esquerda de uma pessoa segura um lápis com ajuda de uma órtese de estabilização preta que vai do meio do antebraço até os dedos polegar e indicador. A quinta fotografia mostra a mão esquerda de uma pessoa segurando um lápis que está envolvido por um engrossador em forma de rolo. Esse engrossador é feito de um material semelhante a uma espuma. A última fotografia mostra o uso combinado de um engrossador tijolinho – que tem a forma de um cilindro achatado, em cuja abertura central está fixado um lápis – e uma pulseira com peso de Ímã preso à placa de metal sobre a mesa.
Slide 3
Contém uma série de três fotografias que mostram, sequencialmente, da esquerda para a direita: a primeira, uma órtese para a função escrever e, as outras duas, uma criança utilizando essa mesma órtese para desenhar sobre uma folha de papel. A órtese apresentada é economicamente acessível, feita com EVA, velcro e um tubo plástico. O EVA é usado para revestir o cilindro, que fica preso à palma da mão, e o velcro, que prende o cilindro nas costas da mão; o lápis é fixado em uma das pontas do cilindro por um elástico.
Slide 4
Mostra duas fotografias com órteses feitas de EVA e que servem para atividades de vida diária (AVD). As órteses apresentadas têm, basicamente, o mesmo formato: são cilindros com alças estreitas; o que as diferencia é o tamanho e o objetos à qual elas aparecem associadas: lâmina de barbear, escova, faca, garfo, lápis e copo.
Slide 5
Traz duas fotografias com exemplos de tesouras adaptadas que permitem a pessoas com dificuldades motoras o uso autônomo desses objetos. A primeira fotografia apresenta uma adaptação de baixo custo feita a partir de uma tesoura-padrão com uma alça presa às argolas em que colocamos os dedos. Essa alça mantém a tesoura sempre aberta e, por isso, facilita o manuseio, já que o único movimento necessário para fazer a tesoura funcionar é o pressionar para fechar. A segunda fotografia mostra uma tesoura que apresenta o mesmo mecanismo sem que tenha sido adaptada.
Slide 6
Apresenta cinco fotografias. Todas com órteses para mão. Na primeira fotografia aparece a mão direita de uma pessoa que segura um copo de vidro com ajuda de uma órtese. Na segunda fotografia, a órtese possibilita que a pessoa segure uma caixa de fósforos na palma da mão. Na terceira fotografia a órtese funciona como o cabo de uma colher e oferece sustentação por envolver o dorso e a palma da mão do usuário. Na quarta fotografia aparece a mão direita de uma pessoa que utiliza uma órtese de apontador para digitação em teclado de computador. Na quinta um acionador de botão, colocado na palma da mão.
Slide 7
São apresentadas seis fotografias de uma criança utilizando diferentes pranchas de comunicação alternativa impressas e no computador. Em duas fotografias aparece a terapeuta ao seu lado mediando o uso da prancha.
Slide 8
Aparecem quatro fotografias de uma criança sentada no chão a sua frente está um plano inclinado imantado onde está fixando letras e números de plástico e cartões de comunicação alternativa, a fotografia mostra apenas as pernas da criança.
Slide 9
No slide, aparecem quatro fotografias de órteses utilizadas para digitação e escrita da pessoa com deficiência. Na primeira fotografia, uma órtese para apoio do lápis, na segunda e terceira fotografia órtese para digitação (a imagem mostra a órtese em posição palma e dorso da mão). Na última fotografia, aparece a mão de um usuário com órtese de apoio na escrita com contensor de movimentos involuntários fixados a uma placa de metal.