Ícone
Tópico III - Tour Virtual: Conhecendo a Sala de Recurso Multifuncional

HTML Acessível - Parede Mobilidade Urbana

Foto Mobilidade Urbana 1

Ao clicar na seta do rodapé da foto geral da Parede 3 - Adaptações, a tela que surge mostra, sob o título Mobilidade Urbana, a foto colorida de um ambiente com paredes de azulejos brancos. À esquerda há uma divisória branca com uma porta aberta para o centro da foto. À direita, o balcão de uma pia com tampo de mármore branco e, sobre ele, a base também branca de um bebedouro. A parte de baixo do balcão está coberta por uma cortina branca. No canto inferior esquerdo, dentro de um retângulo vermelho, o seguinte texto: Continue navegando para acessar o conteúdo sobre mobilidade urbana. No rodapé, ao centro, duas setas vermelhas de navegação dentro de retângulos amarelos. No canto superior direito há um ponto de interrogação vermelho dentro de um círculo amarelo que conduz de volta à tela Como Navegar.

Foto Mobilidade Urbana 2

Ao clicar na seta de navegação do rodapé da foto Mobilidade Urbana 1, a tela que surge mostra, também sob o título Mobilidade Urbana, uma foto colorida com o detalhamento do balcão da pia de mármore no ambiente com paredes de azulejos brancos. Há duas cubas ovais lado a lado, com torneiras prateadas, e entre elas estão dois frascos de sabonete líquido. A base do bebedouro está junto à cuba da esquerda. Um espelho está afixado na parede acima da cuba da direita e reflete a imagem de um vaso sanitário e de uma barra de apoio na diagonal, acima de um porta-papel higiênico embutido. Acima do balcão, bem à direita, em primeiro plano e desfocado, um porta-toalhas descartáveis. Sobre a torneira da cuba da esquerda há um ícone branco em forma de mão com o título Acessibilidade que dá acesso a textos e também a um link para fora do tour virtual. No canto inferior esquerdo, dentro de um retângulo vermelho, o seguinte texto: Continue navegando para acessar o conteúdo sobre mobilidade urbana. No rodapé, ao centro, duas setas vermelhas de navegação dentro de retângulos amarelos. No canto superior direito há um ponto de interrogação vermelho dentro de um círculo amarelo que conduz de volta à tela Como Navegar.

Foto Mobilidade Urbana 3

Ao clicar na seta de navegação do rodapé da foto Mobilidade Urbana 2, a tela que surge mostra, também sob o título Mobilidade Urbana, uma foto colorida com o detalhamento do espaço onde está o vaso sanitário. A louça é branca e a caixa de descarga é acoplada. Há duas barras de apoio instaladas nas paredes: uma na horizontal, acima da caixa, e outra na diagonal, à direita, acima de um porta-papel higiênico embutido. Um cesto de lixo sem tampa está no chão, junto ao vaso. Sobre a barra de apoio horizontal há um ícone branco em forma de mão com o título Para saber mais que dá acesso a textos e links para fora do tour virtual. No rodapé, ao centro, uma seta vermelha de navegação dentro de um retângulo amarelo. No canto superior direito há um ponto de interrogação vermelho dentro de um círculo amarelo que conduz de volta à tela Como Navegar.

 

Vida Diária e Mobilidade Urbana

Acessibilidade:

A realidade urbana atual é uma questão social que diz respeito à inclusão. Nesta seção, não estaremos abordando apenas situações relacionadas com pessoas com deficiência, mas sim, relacionadas com todas as pessoas que co-habitam nossas cidades, bairros e comunidades. Mostraremos alguns pontos importantes a serem considerados nas questões do cotidiano (vida diária) e de mobilidade urbana relativas à acessibilidade, agora arquitetônica e não mais digital.

A mobilidade diz respeito aos espaços de habitação, consumo e produção cultural entre os quais a educação encontra-se imersa de diferentes formas. A vida cotidiana nas cidades organiza-se em torno de uma pluralidade de espaços-ambientes. Estes espaços-ambientes precisam ser pensados num paradigma inclusivo visando atender minimamente questões de acessibilidade, e de desenvolvimento pleno da cidadania. Para tal, as soluções são necessariamente inter e pluri disciplinares para uma “heterotopia” foucultiana (http://pt.wikipedia.org/wiki/Heterotopia_%28filosofia%29 ).

Na mobilidade entre múltiplos lugares diferentes, estranhos e contraditórios a acessibilidade  transforma-se em  ponte. Uma ponte, não somente no sentido literal e físico, mas uma ponte simbólica de intersubjetividade e compartilhamento cultural que assume um valor específico para a vida social: torná-la potente. No mundo flexível da mobilidade urbana atual, cada espaço se valoriza em função das expectativas humanas (sociais).

Hoje a Escola (num sentido amplo considerando todos os setores e níveis da educação) é um espaço de mobilidade com grandes expectativas sociais mas também com altos riscos de marginalidade, no sentido de exclusão, quando  não contempla a diversidade e pluralidade. Nesse caso, o espaço-ambiente escolar torna-se um “não-lugar”.  

Propomos considerar o conceito de Acessibilidade Plena proposto por Duarte e Cohen:

O conceito de acessibilidade plena parte do princípio de que apenas uma boa acessibilidade física não é suficiente para que o espaço possa ser compreendido e de fato usufruído por todos. A acessibilidade plena significa considerar mais do que apenas a acessibilidade em sua vertente física e prima pela adoção de aspectos emocionais, afetivos e intelectuais indispensáveis para gerar a capacidade do lugar de acolher seus visitantes e criar aptidão no local para desenvolver empatia e afeto em seus usuários. (DUARTE; COHEN, 2013).

 

Para Saber mais sobre acessibilidade na escola e na cidade :

Leituras:

Agora que você cursista já conheceu o Grupo Pro-Acesso da UFRJ, faça a leitura dos textos que segue nos links abaixo e aprofunde seus conhecimentos quanto o tema proposto nessa etapa do Tour Virtual pela Sala de Recursos Multifuncionais.

Conheça o grupo Pro-Acesso da UFRJ - http://www.proacesso.fau.ufrj.br/

 

Vídeo:

Veja seguir alguns vídeos com depoimentos sobre a mobilidade urbana e vida diária:
A partir das leituras realizadas, podemos conhecer um pouco mais acerca do assunto aqui tratado: acessibilidade urbanística e arquitetônica. Para entendermos mais sobre o tema e ver como o mesmo está sendo tratado em nosso país, assista o seguinte vídeo. Essa é a história real de pessoas com deficiência que superam cotidianamente os obstáculos e dificuldades em virtude da falta de acessibilidade urbana em muitos lugares de nosso país.

 

Outros vídeos:

Conheça algumas tecnologias para vida diária e acessibilidade disponíveis nos links para os vídeos abaixo:

Robotic support brings freedom to paraplegics - Tek RMD

http://www.youtube.com/watch?v=_gb5poTdUMg&feature=share&list=PLD0400B69E328E003&index=3

 

Órteses de Posicionamento

http://www.youtube.com/watch?v=kGE6o5lsUMY

http://www.youtube.com/watch?v=AzXnKzKIAmY

 

Tecnologias para Banheiros

http://www.youtube.com/watch?v=3SkQQZ3GpoE&list=PL-8c109o5st_Z_hA0hQxhOEEJrJ60q1H4&index=6

 

Próteses
http://www.youtube.com/watch?v=Ha7NGFHxj_o

 

Pisos Direcionais

http://www.youtube.com/watch?v=KXIEYg2Vvrs

 

Lei das Calçadas

http://www.youtube.com/watch?v=NTnJhj1WItA

 

Os Desafios da Acessibilidade em São Paulo

http://www.estadao.com.br/especiais/os-desafios-da-acessibilidade-em-sao-paulo,201525.htm

 

Crianças testam acessibilidade – Reportagem

http://blogs.estadao.com.br/vencer-limites/criancas-testam-a-acessibilidade-em-espacos-de-lazer-de-sp/

 

Conheça o Programa da SECADI/MEC Escola Acessível e saiba como pode melhorar sua escola:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17428&Itemid=817