Ícone
Tópico III - Tour Virtual: Conhecendo a Sala de Recurso Multifuncional

HTML Acessível - Parede Informática Acessível

Abaixo segue o texto que encontra-se no Tour da Sala de Recursos Multifuncionais. Cursista, ouça a audiodescrição do ambiente no qual você encontra esses materiais.

Foto Geral

Ao clicar na aba Iniciar o Tour, a tela que surge mostra a foto colorida intitulada Informática Acessível, que exibe o interior de uma sala com paredes de tijolos a vista: é o detalhamento da área que aparecia à direita na foto do link Como Navegar. Da esquerda para o centro estão duas mesas de escritório e, entre elas, uma cadeira. Os móveis estão encostados nas paredes, nas quais estão afixados uma lousa branca e dois murais com papeis e fotos. Na mesa maior há uma impressora, uma pequena caixa de som, um monitor, dois teclados, uma CPU em forma de torre e um mouse. Diante da mesa está uma cadeira azul com rodinhas. Sobre a impressora há um ícone branco em forma de mão que acessa o conteúdo Impressora Braille. Sobre um dos murais há um ícone para o conteúdo Informática Acessível, o que é?. Sobre a CPU, um ícone para o conteúdo Softwares. Ao clicar nele, um diagrama mostra cinco tópicos - Geral, Dispositivos móveis, Virtual Keyboard,
Mousekey e Reportagem - que permitem o acesso a textos e também a links para fora do tour virtual. À direita da foto, há uma porta azul e interruptores de luz. Na direita e no rodapé há duas setas vermelhas de navegação dentro de retângulos amarelos. No canto superior direito há um ponto de interrogação vermelho dentro de um círculo amarelo que conduz de volta à tela Como Navegar.

Foto Informática Acessível

Ao clicar na seta do rodapé da foto geral da Parede 1 – Informática Acessível, a tela que surge mostra, também sob o título Informática acessível, uma foto colorida com o detalhamento do espaço com murais, mesas, cadeiras e equipamentos de informática. À esquerda está uma espécie de biombo forrado com páginas de gibis. Ao centro, junto à parede de tijolos, uma mesa com uma CPU em forma de torre, um monitor, um teclado, um estabilizador e duas caixinhas de som. Acima, na parede, uma lousa branca ao lado de um mural azul com papeis e uma página de jornal. À direita está a mesa com a impressora Braille, o monitor, os dois teclados e outra CPU em forma de torre. Na parede, o segundo mural, que tem fundo verde, com fotos e papeis. Há três cadeiras entre as duas mesas. Sobre a CPU da mesa ao centro há um ícone branco em forma de mão que dá acesso ao diagrama intitulado Outros softwares, com cinco tópicos - Dasher, Motrix, Projeto Fressa, Headmouse e Braille Fácil - que permitem o acesso a textos e também a links para fora do tour virtual. Sobre o monitor da mesma mesa há outro ícone branco que dá acesso ao diagrama intitulado Leitores de tela que mostra cinco tópicos - Geral, Virtual Vision, Jaws, NVDA e ORCA - que permitem o acesso a textos e também a links externos. Sobre um dos teclados na mesa da direita, um ícone com o título Teclados dá acesso às abas de texto e links externos intituladas Colméia, Intelikeys e Outros. Sobre a CPU,
outro ícone com o título Mouses e Acionadores dá acesso às abas de texto, links externos e fotos intituladas Acionadores e Mouses. No rodapé há uma seta vermelha de navegação dentro de um retângulo amarelo que conduz à tela anterior. No canto superior direito há um ponto de interrogação vermelho dentro de um círculo amarelo que leva de volta à tela Como Navegar.

 

O que é?

A informática acessível é uma denominação genérica para todos os recursos informáticos, tanto em hardware como em software, que possibilitam ou proporcionam condições de acesso a todas as pessoas. A acessibilidade é condição necessária para pensar um processo de inclusão, e, no caso da informática, a acessibilidade digital é a “porta de entrada” para o Ciberespaço que possibilita inúmeras práticas pedagógicas inclusivas.

Leitura: Realize essa leitura que o ajudará com informações para começar a entender sobre os recursos (softwares e hardwares) que irá encontrar ao longo do Tour pela Sala de Recursos Multifuncionais.

MONTARDO, S. P.; PASSERINO, L. . Inclusão Social Via Acessibilidade Digital: proposta de inclusão digital para pessoas com necessidades especiais (PNE). E-Compós, Brasília; v. 8, p. 1-18, 2007.

 

Vídeo

Após a leitura do texto sugerido é possível refletir sobre o real significado de “inclusão” e perceber as relações e peculiaridades entre inclusão social, inclusão digital e acessibilidade digital. Agora, convidamos você a assistir ao vídeo a seguir para de conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Acessibilidade Web: custo ou benefício - http://www.youtube.com/watch?v=hFI4CuxQjSA

Assistindo ao vídeo percebemos que alguns recursos da web são difíceis usar até mesmo para os internautas ditos “normais”. Para quem tem alguma deficiência, as dificuldades de acessibilidade se multiplicam. Mas soluções existem e devem ser pensadas e implantadas. A seguir veremos algumas dicas de recursos disponíveis que podem ajudar diversas pessoas para que a informática se torne realmente acessível.

 

Hardware

Em geral os dispositivos de entrada padrão são na atualidade o teclado e o mouse. Porém, mesmo sendo dispositivos simples, tornam-se a principal barreira no uso do computador quando as pessoas apresentam graves problemas físicos envolvendo os membros superiores. Existem, para esses casos, algumas soluções, por exemplo, utilizar um dispositivo padrão como teclado acrescido de uma Tecnologia Assistiva que permita o acesso, como: COLMEIA, ACIONADORES, PONTEIROS, PULSEIRAS ESPECIAIS.

Os dispositivos apresentados são produtos comercializados com custos variados. Porém, existem alternativas de baixo custo para adaptações tanto para mouses como para teclados.

Você verá na Parede, denominada, Adaptações alguns exemplos que podem ser customizados na sua escola de forma economicamente acessível.

Vídeo: Assista ao vídeo da pesquisadora e fisioterapeuta Ms. Rita Bersch e conheça diferentes hardwares que podem auxiliar os processos de uso do computador por pessoas com deficiência. Nesse vídeo você acompanhará a pesquisadora apresentando os diferentes tipos de acionadores, mouses, colméias e teclados que compõem a gama de recursos de Tecnologia Assistiva que existem para facilitar e acessibilizar a vida social e educacional das pessoas com deficiência. Após, assistir ao vídeo continue a navegar pela Sala de Recursos Multifuncionais e conhecer mais recursos de Tecnologia Assistiva que em muitos casos, já compõem a SRM ou que estão a nossa disposição na internet. 

 

Link para o vídeo.

 


Acessibilidade: Tecnologia Assistiva - NAPNE IFRS

Link para o vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=DieamoRGTng

 

O vídeo aborda o projeto de uma Bengala para deficientes visuais construída com material de baixo custo que visa promover mais autonomia nas atividades diárias e mouse de botão desenvolvido com o intuito de viabilizar o uso do computador por pessoas com deficiência motora.

Se desejar conhecer mais sobre recursos de TA economicamente acessíveis, visite o site do Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade - Nedeta da Universidade do Estado do Paraná.

Você está convidado para conhecer outros tipos de hardwares que podem auxiliar e facilitar o acesso a informática e outras ações escolares de pessoas com deficiências. Clique neste link e conheça modelos de recursos de tecnologia assistiva.

Leitura: Para ter a oportunidade de conhecer ainda mais sobre este assunto tão significativo e que pode nos auxiliar em sala de aula, sugerimos a leitura do texto que segue abaixo. Como você pode perceber o texto do link está em PDF, para que o leitor de tela faça a leitura converta o arquivo para a extensão mais adequada ao seu leitor.

HOGETOP, L e SANTAROSA, L.M.C, Tecnologias Adaptativa/Assistiva Informáticas na Educação Especial: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Revista de Informática na Educação: Teoria, Prática – PGIE/UFRGS. . V.5 N° 2 p.103-118.

 

Acionadores e Mouses:

Acionadores: São produtos que promovem acessibilidade tanto no uso do computador quanto em outras atividades não informáticas. Do ponto de vista elétrico, um acionador é uma chave de contato momentâneo normalmente aberto (NA), como um botão de campainha. Sua maior característica é o design apropriado para diferentes utilizações. Quanto ao plugue de conexão, todos acionadores são padronizados internacionalmente com o miniplugue tipo P2.

 

Outros acionadores:

clique neste link e conheça.

 

Acionador de mouse construído com Cds :

Clique no link

Para ver de forma detalhada o Passo a passo para a confecção de um acionador com CDs, veja o link abaixo:

http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/arquivos/pdf/manual/manual-02-arquivo-16.pdf

 

Ao clicar no ícone Mouses e Acionadores a janela que se abre mostra quatro abas: Acionadores, Fotos, Mouses e Fotos. A primeira aba de fotos traz três fotografias coloridas, uma à esquerda e duas à direita. Na da esquerda, sobre uma superfície branca, estão meia dúzia de modelos diferentes de acionadores com cabos: há dois grandes botões amarelos individuais, um deles com um bastão para apreensão manual; um botão de tamanho médio também amarelo; um botão vermelho e pequeno; um preto mais ou menos do mesmo tamanho do vermelho; um modelo com dois botões, um vermelho e um amarelo; e um modelo em forma de haste vermelha. Na foto da direita, em cima, estão alinhados na diagonal, sobre uma superfície branca, três caixinhas brancas com botões individuais de cores diferentes: verde, azul e vermelho. Na foto de baixo, estão alinhados lado a lado, também sobre uma superfície branca, quatro acionadores individuais em forma de botão ligados por meio de cabos a uma caixinha retangular preta: um azul, um verde, um vermelho e um amarelo. No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a janela.

 

Mouses:

Mouse adaptado - clique neste link para conhecer e saber mais.

Conheça outros mouses: http://www.clik.com.br/clik_01.html

 

A segunda aba de fotos da janela aberta ao clicar no ícone Mouses e Acionadores traz três fotografias coloridas, uma à esquerda e
duas à direita. Na da esquerda, sobre uma superfície branca, está um mouse em forma de joystick, composto por uma caixa
retangular prateada com uma alavanca central preta de base circular cercada por cinco pequenos círculos pretos em baixo
relevo. No canto inferior direito da caixa, uma etiqueta com a marca N Abler Pro. Na foto da direita, em cima, também sobre uma
superfície branca, um mouse estacionário com uma grande esfera central amarela sobre uma base circular branca e, acima da esfera,
dois pequenos botões azuis, um à esquerda e outro à direita. Na foto de baixo, um mouse em formato de caixa retangular horizontal
com sete botões coloridos alinhados lado a lado. Os quatro primeiros são contornados de verde e cada um tem indicados acima um grupo de letras do alfabeto ou números de zero a nove e uma seta para esquerda, direita, acima ou abaixo. Os três últimos estão contornados, respectivamente, de azul, branco e vermelho, e cada um tem indicada a função enter, espaço e backspace e o desenho de um mouse. Na extremidade direita há um botão que gira da direita para a esquerda e um botão de toque, como um interruptor, para alternar entre as funções teclado e mouse. No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a janela.

 

Teclados:

Colméia: Consiste em um acessório (produto) a ser acoplado em um teclado de computador, com a finalidade de auxiliar usuários que possuem pouca coordenação motora /mobilidade reduzida nos membros superiores. A colmeia impede que mais de uma tecla seja pressionada ao mesmo tempo ou que uma tecla seja pressionada indevidamente. Evita que o usuário esbarre em teclas que não deseja pressionar. Normalmente é utilizada com uma ponteira de pesos. (http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/projeto-05.php)

 

Vídeo de Colmeia:

A fim de conhecer mais assista ao vídeo do link que segue

http://www.youtube.com/watch?v=E7fZLycAGQ4

 

Intelikeys:

O teclado InteliKeys USB introduz um novo conceito: um teclado que muda de aparência em segundos, permitindo acesso físico, visual e cognitivo para pessoas portadoras de uma ampla gama de dificuldades.

 

Mais informações sobre o teclado IntelliKeys visite o site dos representantes e veja como é e como funciona o recurso.

http://www.clik.com.br/intelli_01.html

 

Outros exemplos de teclados alternativos:

Para que você conheça outros tipos de teclados, sugerimos que você assista ao vídeo que segue no lik abaixo. É importante conhecermos mais modelos e possibilidades acerca destes hardwares para que possamos auxiliar o maior número de alunos. https://www.youtube.com/watch?v=dfAGRcoxVWg

 

Impressora Braille:

As impressoras Braille são essenciais para a rápida conversão de todo tipo de texto eletrônico para o Braille, o formato de escrita e leitura tátil utilizado por cegos e surdocegos. São utilizadas para uso pessoal, imprensas Braille, escolas, universidades e empresas. (Fonte: http://www.laratec.org.br/Impressoras.html)

 

Ao clicar no ícone sobre a impressora, a janela que se abre mostra, sob o título Impressora Braille, um texto e a foto colorida de uma pessoa de jaqueta clara que segura a folha de um formulário contínuo que sai do topo de uma impressora. À esquerda, ao fundo, o teclado e a tela de um computador ligado. No canto superior direito há um xis vermelho dentro de um círculo amarelo que fecha a janela.

 

Softwares:

Nesse caso, as opções de acessibilidade  podem ser do próprio sistema operacional e já vem no seu computador precisando apenas ativá-las.  As opções de acessibilidade são um conjunto de funcionalidades disponíveis nos sistemas operacionais atuais (Windows, Linux) que permitem adaptar o computador para as necessidades dos usuários. Como por exemplo, aumento do tamanho das fontes, configuração da sensibilidade e velocidade do mouse, configuração de teclas de atalho para acesso aos principais recursos. No Sistema Windows 7 é possível acessar as opções de acessibilidade a partir do menu do Painel de Controle – Facilidade de Acesso.

 

Siga as informações que segue no passo a passo.

 

Você ainda tem a opção de abrir a Central de Facilidade de Acesso onde existe a opção: Substituir os sons por indicações visuais e Alterar o funcionamento do Mouse e do Teclado.

 

Na opção para modificar o funcionamento do mouse é possível trabalhar com contraste para baixa visão, usar teclado numérico como substituto do mouse.

 

Mais Informações: Existe também, no mesmo local do computador - Facilidade do Uso do Computador - as seguintes opções: Lupa, Narrador e Alto Contraste e Simulador de teclado. Que você consegue acessar clicando nos ícones:

Mas, em que e no que cada recurso destes pode auxiliar a pessoa com deficiência?

A Lupa permite utilizando o mouse aumentar ou diminuir o grau de aumento. Já no Teclado Virtual ativa-se um teclado padrão para ser utilizado com mouse ou com acionador e sistema de varredura. Agora que conversamos a respeito destes recursos que estão disponíveis gratuitamente no seu computador acesse seu sistema operacional e investigue quais são as opções de acessibilidade que estão disponíveis.

 

Dispositivos Móveis:

Assim como seu computador, você sabia que os celulares do tipo smartphone e touch screen também tem funcionalidades desse tipo?

Então vamos fazer um exercício de conhecer alguns destes aplicativos para Android. Convidamos a explorar a lista a fim de compreender para quais tipos de deficiência e funções desses aplicativos.

Link para a lista.

 

Além de todos estes recursos para celulares e smartphones que disponibilizamos na tabela, recomendamos que visite o site http://www.olhosparacidadania2014.com.br/acessibilidade-nos-smartphones/ neste você conhecerá outros elementos que podem ajudar.

 

Virtual Keyboard

É um Teclado virtual com preditor de escrita. Disponível para download em

http://www.tecnologiasaccesibles.com/es/descargasVirtual_keyboard.htm

 

Vídeo sobre o VirtualKeyboard:

http://www.youtube.com/watch?v=ahPHn3Lnl94

 

Mousekey

É um Teclado Virtual Silábico-Alfabético, que possui letras e padrões silábicos em torno de cada letra.

Desenvolvido com a finalidade de permitir a escrita de pessoas com limitações motoras. O uso do mousekey permite que o usuário diminua o número de digitação e movimentos com acionadores, pois o usuário tem a opção de selecionar famílias de letras para formar as palavras. Desenvolvido por Cláudio Dusik como uma tecnologia que permitiu que ele mesmo pudesse continuar sua inclusão escolar.

Vídeo: Veja mais sobre o MouseKey no vídeo e assista o que o criador do software tem a dizer sobre a criação.

 

Teclado Virtual pra deficientes:

Neste link que segue podemos visualizar outros teclados virtuais, visite o link e conheça-os.

http://www.youtube.com/watch?v=H58dqfZVdh4&feature=related

 

Dasher:

Dasher é um programa para escrita no teclado através do acionador, disponível gratuitamente para download em http://www.inference.phy.cam.ac.uk/dasher/portuguese/ este programa é uma interface de entrada para texto que utiliza algum dispositivo complementar quando o teclado convencional não pode ser utilizado.


Como instalar: Para instalação selecione a opção Typical ao executar o programa. Para carregar o preditor em português do Brasil clique em File e depois em Import Training Text e localize o arquivo txt disponível na pasta em que se encontra o Dasher. Agora o programa esta pronto para executar a escrita. O processo de escrita é simples, utilizando um mouse ou um dispositivo de reconhecimento de movimento o usuário deve levar o cursor na direção de cada letra que surge na tela. A letra selecionada  passa pelo centro  da tela e aparece na linha de texto superior.

 

Como funciona: Na medida que escolhem-se as letras, as seguintes vão se aproximando com o programa tentando predizer qual será a palavra que iremos formar. Evidentemente precisa um pouco de treino, mas uma vez que o usuário se adapta poder digitar de forma mais rápida que com um teclado convencional.  Importante: Se desejar  diminuir a velocidade do programa clique em Edit - Preferences

 

Vídeo: Agora que já conheceu um pouco sobre este software, assista aos vídeos que seguem nesse link.

http://www.inference.phy.cam.ac.uk/dasher/portuguese/Demonstrations.html

 

Motrix

Facilita a interação com o computador via voz e, assim, pode ser utilizados por pessoas que estejam com a mobilidade dos membros superiores e inferiores comprometida.

 

Guia de Usuário e Download: Clique neste link http://intervox.nce.ufrj.br/motrix/  e veja como proceder para fazer o download no seu computador.

 

HeadMouse:

É um programa gratuito que substitui o mouse convencional em um computador, permitindo controlar o movimento do cursor usando pequenos movimentos da cabeça e realizar as ações de selecionar e clicar mediante gestos da face do usuário como abrir e fechar a boca ou piscar.

 

Guia de Usuário e Download: Se desejar pode fazer o download do Programa e do manual, a fim de melhor compreender o que se pode desenvolver com o uso deste recurso.

http://www.tecnologiasaccesibles.com/pt/headmouse.htm

 

Vídeo: Assista ao vídeo para entender sobre o funcionamento e aplicações do HeadMouse para pessoas com deficiência

http://www.youtube.com/watch?v=giK-aJ_FwK8

 

Projeto Fressa:

O projeto Fressa de Jordi Lagares, Universidade de Girona surge aos fins da década de 1990 como um conjunto de programas informáticos para ajudar pessoas com deficiência a acessar o computador. Existem dezenas de aplicações desenvolvidas e todas gratuitas que podem ser encontradas em http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm.


Sobre o Projeto Fressa:

  • Vídeo Introdutório: Para que você possa conhecer mais o Projeto, desejamos que assista o vídeo que segue no link abaixo:

http://youtu.be/v6KbXQr7YCA

Neste site você também poderá conhecer alguns programas para pessoas com deficiência motora, são eles:

  • Rata Plaphoons, software simulador de mouse (acesso indireto por meio de varredura). Download

  • Kanghooru v: 110. Para realizar varredura automática em qualquer programa, podendo usar acionador ou tecla para tal.

  • Teclado mágico. É um teclado virtual preditor de palavras.

  • Mouse Joystick para controlar o mouse utilizando um joystick.

  • Screen Scanner faz varredura do mouse na tela.

 

Leitores de Tela

O começo:

São programas de computador que permitem o acesso para pessoas com deficiência visual. Surgem no começo da década de 80, quando aparecem os primeiros dispositivos e softwares capazes de substituir códigos digitais por sons audíveis, simulando a voz humana (sintetizadores). O primeiro dispositivo capaz de fazer uma transformação de texto em sons foi o sintetizador Roscoe da IBM. Nessa década também surgiram os primeiros dispositivos de entrada e saída alternativos como scanners, impressoras Braille. O pioneiro leitor de tela foi o Juno  que permitia a programação em outros idiomas além do inglês. A diferença básica entre um sintetizador de voz e um programa leitor de tela, é que o segundo vasculha a tela do computador, atrás das informações e envia-as para o sintetizador de voz que as reproduz em voz alta, sintetizada, através de alto-falantes ou fones de ouvido.

 

No Brasil:

Em termos de Brasil, o primeiro leitor de tela foi o Dosvox, em inícios da década de 90 que surge a partir do programa SoleArq, que soletrava, letra a letra, um arquivo tipo texto (Borges, 2008).

O  Dosvox é mais do que um Leitor de Tela, trata-se de um sistema operacional em língua portuguesa e gratuito, de fácil uso. Na atualidade conta com milhares de usuários no Brasil e divide o espaço com outro leitor gratuito denominado NVDA.  

 

Vídeo: Assista a partir de agora as contribuições do Prof. Marcus Morais sobre os leitores de tela. 9:40 a 13:25

 

O NVDA é um aplicativo que reproduz em áudio absolutamente  tudo  o  que  o usuário faz no computador através de seus comandos de  teclado; mantendo as características originais dos aplicativos que estão sendo acessados pelos usuários.

Além desses dois leitores mencionados, os usuários também utilizam o Virtual Vision, e o Jaws, ambos proprietários e com custo de aquisição. Para o sistema operacional Linux existe um leitor denominado de Orca.

 

Virtual Vision

O Virtual Vision (VV) é um leitor de telas, desenvolvido no Brasil pela Micropower. É um programa que pode ser utilizado no ambiente Windows e permite navegação na internet pelo Internet Explorer. Apresenta uma ótima qualidade de voz e seu idioma é Português.

É um programa de fácil utilização. Ao ativar o programa, ele anuncia Virtual Vision e quando está pronto para ser utilizado ouve-se a seguinte frase: Virtual Vision está ativado. O Virtual Vision faz uso de teclado e permite configurar o painel de controle do programa apara as diversas possibilidades que ele oferece. É de fácil instalação, é possível configurar a pronuncia letra por letra, palavra por palavra, parágrafo por parágrafo ou o texto todo.

O software Virtual Vision é comercializado pela empresa Micropower e distribuído gratuitamente para correntistas com limitação visual através de Programas de Responsabilidade Social de dois bancos no Brasil.

 

História e Funcionalidades: Para informações sobre a história e as funcionalidades deste software visite o link que segue http://www.virtualvision.com.br/Sobre/Default.aspx

 

Download de Versão Teste: http://www.virtualvision.com.br/Downloads/Default.aspx

 

Manual de configuração do windows para usuários de leitores de tela Virtual Vision: http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/arquivos/pdf/manual/manual-02-arquivo-21.pdf

 

Jaws:

O Jaws é um leitor de telas desenvolvido pela empresa norte-americana Henter-Joyce, do grupo Freedom Scientific.  Assim com o leitor anterior o dispositivo é destinado para uso com sistema operacional Windows, tem facilidade de instalação com apoio por voz durante o processo. Possui síntese de voz em vários idiomas, incluindo o português do Brasil; processa a leitura integral dos menus, com indicação da existência de submenus. A leitura pode ser feita por letra, palavra, linha, parágrafo ou a totalidade do texto, com indicação de fonte, tipo, estilo e tamanho da letra que está sendo utilizada. Permite o controle do mouse, para as operações que não o dispensem, bem como seu rastreamento, lendo o que está por baixo do mesmo.

 

Manual do Jaws (Leitor de tela para Windows): Para saber como funciona este software acessar o link

http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/arquivos/pdf/manual/manual-02-arquivo-06.pdf

 

Manual de configuração do windows para usuários de leitores de tela Jaws

http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/arquivos/pdf/manual/manual-02-arquivo-21.pdf

 

Download de Versão Demo (JAWS):

http://www.freedomscientific.com/downloads/jaws/jaws-downloads.asp

 

NVDA

O NVDA surge em 2006 desenvolvido por Michael Curran (Mick) um aluno de Ciência da Computação em Austrália que desejou desenvolver uma tecnologia para pessoas cegas, como ele próprio. A proposta do NVDA, é dispor de um produto gratuito e aberto que permitisse um aprimoramento constante pela comunidade de desenvolvedor e de software livre.  O nome NVDA é a sigla em inglês de "Non Visual Desktop Access". O NVDA surge para Windows mas encontra-se disponível para Linux também. Atualmente é o software gratuito mais utilizada na comunidade cega internacional e um dos mais utilizado no Brasil.

 

NVDA: Leitor de Tela Livre para Windows de Cleverson Casarin Uliana: http://www.acessibilidadelegal.com/33-nvda.php

 

Manual do NVDA: http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/arquivos/pdf/manual/manual-02-arquivo-08.pdf

Download do NVDA: http://www.acessibilidadelegal.com/33-manual-nvda.php

 

ORCA

Orca é um sistema gratuito e open source  da Sun. O código aberto desse programa permite que a comunidade mantenha sempre atualizadas suas informações. Os recursos do Orca permitem a utilização de várias combinações de sintetizadores de voz, Braille e ampliadores de tela.

O leitor de tela Orca tem instalação já automática nas distribuições Ubuntu e Opensolaris . Nas outras distribuições, precisa ser instalado manualmente. Além do Leitor, o Orca possui um ampliador de tela. O ampliador de tela do sistema Orca, funciona em conjunto com o leitor de tela, aparecendo os dois na tela ao mesmo tempo.

A primeira distribuição Linux que trouxe o GNOME com Orca foi disponibilizado em LiveCD, o  Linux Ubuntu em 2006. Essa opção permite que o usuário leigo utilize o sistema e instale-o sem a ajuda de uma pessoa com visão normal. Somente em 2007, foi possível utilizar o Orca em Português, graças ao eSpeak, um software de síntese de voz em diversos idiomas.

 

Manual do Orca (Leitor de tela para Linux):

http://www.acessibilidadelegal.com/33-manual-orca.php

 

Download de ORCA e maiores informações: www.linuxacessivel.org

 

Braille Fácil:

O programa Braille Fácil permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille. Através do Braille Fácil, tarefas simples como impressão de textos corridos são absolutamente triviais. O programa é composto de editor de textos integrador editor gráfico para gráficos táteis pré-visualizador da impressão Braille impressor Braille automatizado simulador de teclado Braille utilitários para retoque em braille utilitários para facilitar a digitação.

http://intervox.nce.ufrj.br/brfacil/