Antes de finalizar este último tópico, é importante lembrarmos que, embora seja de extrema importância o uso das TDIC nas escolas, assim como temos estudado ao longo do núcleo, há, ainda, inúmeros desafios institucionais que acabam dificultando o trabalho dos(as) educadores. Dentre essas dificuldades, podemos citar a falta de incentivo de natureza diversa (tempo, formação, valorização) e a falta de livre acesso à tecnologia no ambiente escolar, como a disponibilidade de computadores conectados à rede nas salas de aula e laboratórios de ensino. Sem esse tipo de dificuldade, seria mais fácil para o(a) professor(a) experimentar as possibilidades oferecidas pelas TDIC e refletir sobre os possíveis usos pedagógicos dessas ferramentas.
Sendo assim, consideramos que a integração das TDIC no ensino ajuda a superar algumas das dificuldades da prática dos professores e da aprendizagem dos alunos, mas também cria novos desafios. A incorporação definitiva desses recursos ocorre à medida que as vantagens superam as dificuldades inerentes a essa mudança.
Trazemos, então, uma narrativa do nosso colega, professor Ivan Scotelari, para mostrar o caráter processual da integração de TDIC no ensino, bem como os desafios, as limitações e também as realizações que podem estar presentes nesta trajetória. Com essa narrativa, esperamos provocar em você algumas reflexões sobre sua própria experiência.