Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico IV - O Professor de Ciências no Processo de Integração das TDIC

Antes de finalizar este último tópico, é importante lembrarmos que, embora seja de extrema importância o uso das TDIC nas escolas, assim como temos estudado ao longo do núcleo, há, ainda, inúmeros desafios institucionais que acabam dificultando o trabalho dos(as) educadores. Dentre essas dificuldades, podemos citar a falta de incentivo de natureza diversa (tempo, formação, valorização) e a falta de livre acesso à tecnologia no ambiente escolar, como a disponibilidade de computadores conectados à rede nas salas de aula e laboratórios de ensino. Sem esse tipo de dificuldade, seria mais fácil para o(a) professor(a) experimentar as possibilidades oferecidas pelas TDIC e refletir sobre os possíveis usos pedagógicos dessas ferramentas.

Sendo assim, consideramos que a integração das TDIC no ensino ajuda a superar algumas das dificuldades da prática dos professores e da aprendizagem dos alunos, mas também cria novos desafios. A incorporação definitiva desses recursos ocorre à medida que as vantagens superam as dificuldades inerentes a essa mudança.

 

 

Trazemos, então, uma narrativa do nosso colega, professor Ivan Scotelari, para mostrar o caráter processual da integração de TDIC no ensino, bem como os desafios, as limitações e também as realizações que podem estar presentes nesta trajetória. Com essa narrativa,  esperamos provocar em você algumas reflexões sobre sua própria experiência.

Acessar


Ir para página anterior Ir para próxima página