Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico I – Lugar, Paisagem e Território

Paisagem é  um Conjunto de Formas

Para a Geografia, a paisagem representa uma construção coletiva e tem um caráter multifacetado que combina diferentes significados culturais e valores, correspondendo a uma aparência e representação. Porém, de acordo com os PCN, a categoria paisagem geográfica tem um caráter específico, distinto daquele utilizado pelo senso comum ou por outros campos do conhecimento. Ela é definida como uma unidade visível do território, que possui identidade visual e é caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos. Assim, cabe ao(à) docente discutir em sala o conceito de paisagem e como ele deve ser empregado na atualidade, pois esse estudo não deve se limitar à mera constatação e descrição dos fenômenos que o constituem. É importante analisar e refletir sobre todos os processos de interação entre a sociedade e a natureza, situando-os em diferentes escalas temporais e espaciais para que se possa compreender seu significado.

 

Essa imagem sobre a Amazônia pode instigar-nos a algumas possibilidades de problematização em nossas aulas, assim como estimular nossos(as) estudantes a elaborar um conceito de paisagem que não seja mera constatação e descrição dos fenômenos que a constituem. Podemos trazer a imagem para dentro da realidade de nossos(as) alunos(as), fazendo-os(as) refletir sobre sua paisagem, seu espaço, seu lugar.

O estudo da paisagem é fundamental no processo de educação geográfica. Esse conceito, se trabalhado de maneira restrita quanto a seu significado e a sua contribuição para a percepção da realidade social e espacial, pode contribuir para que os(as) estudantes tenham uma visão fragmentada dos elementos da natureza.

Para Milton Santos (1996), paisagem é um conjunto de formas que expressam a herança das sucessivas relações entre a humanidade e a natureza. Cada paisagem caracteriza-se por uma dada distribuição de formas e objetos que foram criados em diferentes momentos históricos.

 

 

Ilustração do processo histórico espacial do Rio de Janeiro

 

Como já mencionado, o conceito de paisagem tangencia o desenvolvimento social. Novos saberes acarretam novas dependências tecnológicas e, consequentemente, menor dependência natural. Tecnologia e paisagem estão correlacionadas, e suas concepções e transformações mostram-se cada vez mais interdependentes.

 


Ir para página anterior Ir para próxima página