Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Multiletramentos na Esfera de Divulgação Científica

Sequência Didática

 

Agora, convidamos você a preparar uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura e produção oral ou escrita de gêneros da esfera da divulgação científica sobre o tema de divulgação científica que você escolher. Nas atividades anteriores, abordamos o “aquecimento global” e “o papel da escola frente às TDIC”, entre outros temas.

Mas como preparar uma proposta de ensino-aprendizagem ou uma sequência didática (SD)?

Para iniciarmos essa discussão, primeiramente:

  • leia o texto Sequências Didáticas para Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, de autoria de Roxane Rojo, para entender o que é uma SD (ou projeto de ensino-aprendizagem) e como se organiza;
  • para compreendermos melhor essa organização, vamos analisar brevemente fragmentos da SD Gêneros de Divulgação Científica, de autoria de Roxane Rojo e Cristina Lastória, elaborada para a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE  SP), em 2007.

 

Acessar

Sequências Didáticas para Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa

Acessar

Gêneros de Divulgação Científica

 

 

 

Nas páginas 1, 2 e 3, sob o título “Caro Aluno”, você encontra um texto que se dirige diretamente ao alunado de Ensino Médio. A partir da sua leitura, responda às questões que seguem abaixo e não se esqueça de clicar nos ícones para ver as respostas das autoras!

 Qual a finalidade desse texto? A qual parte da SD ele corresponde?

Nas páginas 4-12, sob o título Parte 1 – Como Você Lê os Textos da Área de CNMT?, você encontra um texto que, novamente, conversa diretamente com o aluno.

 Qual a finalidade desse texto? A qual parte da SD ele corresponde?

Folheie a SD a partir da página 28 e responda:

 Com quais gêneros de texto/hipertexto a SD trabalha? Com quais tipos de imagens?

 Com quais capacidades de linguagem a SD trabalha?

Folheie a SD a partir da página 51 e responda:

 Com quais aspectos do gênero “artigo de divulgação científica” a SD trabalha? A qual parte de uma SD correspondem esses exercícios, segundo o que você leu no texto já citado de Rojo?

 

 

Sugestão de Atividade 2.5 - Preparando uma Sequência Didática

Pois bem, agora é a sua vez de preparar uma proposta de ensino-aprendizagem (ou uma SD) para seus(suas) alunos. Vamos lá?

Escolha um ano do Ensino Médio e uma turma específica, com a qual você trabalhe, como alunos(as)-alvo de sua proposta de ensino-aprendizagem. Anote isso e suas respostas às questões que seguem.

  1. O que você acha ou sabe sobre o que esses seus(suas) alunos(as) sabem (ou já aprenderam) sobre textos de divulgação científica?
  2. Pensando nessa questão, o que você acha que seria importante ensinar sobre esses textos e gêneros?
  3. Dentre os objetos digitais e ferramentas que exploramos neste pico 2, quais você acha que poderiam ser integrados e utilizados em sua proposta de ensino-aprendizagem?
  4. Qual será a produção final que seus(suas) alunos(as) deverão fazer? Uma exposição oral, um hipertexto de divulgação, um vídeo de palestra, um infográfico animado?
  5. Como essas produções poderão circular na web? Em quais ferramentas ou ambientes? 

Agora, preencha com suas escolhas a tabela "Minha Sequência Didática" e dê forma à sua SD ou proposta de ensino-aprendizagem, tendo sempre em mente a seguinte pergunta: "o que, exatamente, pretendo ensinar com a SD que vou elaborar para a turma de alunos que tenho em mente?" 

Clique aqui para fazer download do arquivo e o utilize como guia para aplicar a sequência didática.

Agora que você já tem um plano geral do que pretende desenvolver, faça sua pesquisa de acervo na web e liste os links que dão acesso aos elementos do acervo que você compôs. 

O planejamento de sua SD (a tabela "Minha Sequência Didática"), a lista de links e a SD final deverão ser publicados no local indicado pelo(a) professor(a). Aproveite para visualizar as produções dos(as) colegas e fazer comentários, caso tenha interesse.

Assim que possível, implemente esse plano de ensino em sua escola.

Bom trabalho!

 

Esperamos que o trabalho deste Tópico 2 tenha sido produtivo e enriquecedor para você e, futuramente, para seus(suas) alunos(as) e sua escola, e que você também tenha se divertido ao cursá-lo. 

Voltaremos a nos encontrar no Tópico 3, que tratará dos gêneros literários e do ensino de literatura por meio das TDIC.


Ir para página anterior Ir para próxima página