Agora, convidamos você a preparar uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura e produção oral ou escrita de gêneros da esfera da divulgação científica sobre o tema de divulgação científica que você escolher. Nas atividades anteriores, abordamos o “aquecimento global” e “o papel da escola frente às TDIC”, entre outros temas.
Para iniciarmos essa discussão, primeiramente:
Nas páginas 1, 2 e 3, sob o título “Caro Aluno”, você encontra um texto que se dirige diretamente ao alunado de Ensino Médio. A partir da sua leitura, responda às questões que seguem abaixo e não se esqueça de clicar nos ícones para ver as respostas das autoras!
Qual a finalidade desse texto? A qual parte da SD ele corresponde?
Nas páginas 4-12, sob o título Parte 1 – Como Você Lê os Textos da Área de CNMT?, você encontra um texto que, novamente, conversa diretamente com o aluno.
Qual a finalidade desse texto? A qual parte da SD ele corresponde?
Folheie a SD a partir da página 28 e responda:
Com quais gêneros de texto/hipertexto a SD trabalha? Com quais tipos de imagens?
Com quais capacidades de linguagem a SD trabalha?
Folheie a SD a partir da página 51 e responda:
Com quais aspectos do gênero “artigo de divulgação científica” a SD trabalha? A qual parte de uma SD correspondem esses exercícios, segundo o que você leu no texto já citado de Rojo?
Pois bem, agora é a sua vez de preparar uma proposta de ensino-aprendizagem (ou uma SD) para seus(suas) alunos. Vamos lá?
Escolha um ano do Ensino Médio e uma turma específica, com a qual você trabalhe, como alunos(as)-alvo de sua proposta de ensino-aprendizagem. Anote isso e suas respostas às questões que seguem.
Agora, preencha com suas escolhas a tabela "Minha Sequência Didática" e dê forma à sua SD ou proposta de ensino-aprendizagem, tendo sempre em mente a seguinte pergunta: "o que, exatamente, pretendo ensinar com a SD que vou elaborar para a turma de alunos que tenho em mente?"
Clique aqui para fazer download do arquivo e o utilize como guia para aplicar a sequência didática.
Agora que você já tem um plano geral do que pretende desenvolver, faça sua pesquisa de acervo na web e liste os links que dão acesso aos elementos do acervo que você compôs.
O planejamento de sua SD (a tabela "Minha Sequência Didática"), a lista de links e a SD final deverão ser publicados no local indicado pelo(a) professor(a). Aproveite para visualizar as produções dos(as) colegas e fazer comentários, caso tenha interesse.
Assim que possível, implemente esse plano de ensino em sua escola.
Bom trabalho!