Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Multiletramentos na Esfera de Divulgação Científica

Mudando os Paradigmas da Educação

Desta vez, vamos assistir à palestra Mudando os Paradigmas da Educação (Changing Education Paradigms), de Ken Robinson, um especialista em educação mundialmente famoso e ganhador do Prêmio Benjamin Franklin da RSA.  

Fonte: RSA... (2010).

 

Não é interessante a ideia de ilustrar e interpretar uma palestra por meio de imagens?

Também são bem interessantes as ideias defendidas por Robinson acerca do conflito existente entre os alunos e as escolas nos tempos atuais, assim como as soluções que o educador propõe para esse conflito.

 

 

 

 

 

Ideias semelhantes são defendidas pelo vlogger catarinense Gustavo Horn, um jovem que mantém um canal de vídeos no YouTube produzidos por ele mesmo. Clique no link para conhecê-lo. Acesse e assista ao vídeo sobre o mesmo tema. Perceba que, neste caso, outra solução foi adotada quanto às imagens.

 

 Como você acha que Gustavo Horn e Pedro Pippin (animador) produziram as imagens do vídeo?

Fonte: A ESCOLA... (2013).

 

 

Sugestão de Atividade 2. 4 - Produzindo um Vídeo

Muito bem, agora é a sua vez. Nesta atividade, convidamos você a formar um grupo e se reunir com os(as) integrantes para montar um vídeo (animado ou não) do podcast que produziram antes. Para isso, sugerimos o seguinte procedimento:

  • primeiramente, discutam qual o melhor podcast para a base sonora do vídeo. Escolham ou produzam  as imagens que irão compor o vídeo e definam o programa de edição que será utilizado para a produção final (no vídeo de Gus Horn, que tem três minutos e vinte e nove segundos, cada imagem dura cerca de cinco segundos. Assim, há pelo menos  40 imagens no vídeo);
  • se forem selecionar as imagens na internet, executem buscas no Google Images e agreguem sentido ao que está sendo dito no podcast. Escolham as melhores imagens e salvem-nas em uma pasta do computador para serem anexadas posteriormente ao vídeo;

  • se forem produzir fotografias, fotografem na melhor resolução possível (pelo menos 300dpi) e lembrem-se de transferi-las para o computador e salvá-las em uma pasta;

  • se forem tentar a técnica de Stopmotion, façam primeiramente um roteiro do vídeo e, em seguida, o desenho das sequências de quadros. Depois, coloquem cada quadro sobre uma mesa estável, sempre no mesmo lugar e mantendo uma câmara fixa e estável. Os desenhos deverão ter sempre como referência os feitos anteriormente. Depois, à medida que forem movimentando os personagens e objetos, fotografem as cenas e salvem as fotografias escolhidas em uma pasta no seu PC. Veja um tutorial simples de como produzir animação stopmotion clicando no link;
  • seja qual for a escolha de seu grupo, agora é hora de montar seu vídeo em um programa editor de vídeo. Recomendamos utilizar, para o sistema operacional Windows, o Windows Movie Maker e, para OS X (Mac), o iMovie. Nesses programas, você vai importar as fotos feitas, criar os clipes (se necessário), escolher a duração e a transição das imagens e, finalmente, sincronizar o áudio de seu podcast com as imagens;
  • ao final, um integrante de cada grupo deverá postar o vídeo no YouTube e compartilhar o link no local indicado pelo(a) professor(a) formador(a).

Bom trabalho!

 

Gostou de fazer seu vídeo? Ficou bom o resultado? 

Temos certeza de que seus alunos adorarão fazer trabalhos desse tipo.


Ir para página anterior Ir para próxima página