Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Multiletramentos na Esfera de Divulgação Científica

O Conhecimento Científico na Web

 

Por que os vídeos de palestras são hoje um meio tão importante de divulgação da ciência e das opiniões?

Vamos começar assistindo à palestra de Sugata Mitra sobre o ensino nas escolas e a experiência que ele fez na Índia.

Assista no TED ao vídeo da palestra de Sugata Mitra: Construir uma Escola nas Nuvens (2013), clicando no vídeo. Se necessário, assista mais de uma vez. 

Para responder à questão “Qual será o futuro do aprendizado?" e contrapor a escola da modernidade (séculos XIX e XX) à aprendizagem nos computadores, Sugata Mitra usa uma série de estratégias em sua exposição, o que a tornam uma excelente palestra, que diverte e convence a plateia.

 Quais são essas estratégias?

Fonte: Sugata... (2013).

 

 

Sugestão de Atividade 2.3 - Trabalhando com Podcast

Agora, você vai fazer a sua própria palestra, buscando ser tão eficaz quanto Sugata Mitra em seu vídeo. Com isso, esperamos que você aprenda a gravar e editar áudio em um programa chamado Audacity.  Para a realização desta atividade, sugerimos que você siga este roteiro:

  • primeiro, prepare sua palestra sobre o mesmo tema:  quais os problemas da escola hoje? Podem as TDIC substituir a escola? Se sim, por quê? Se não, por quê? Que soluções você vê para esse estado de coisas?;
  • baixe em seu computador e instale o programa Audacity. Trata-se de um editor de áudio livre que grava e edita sons e fala. Grave sua palestra no Audacity, como se estivesse interagindo com uma plateia. Fale alto e articuladamente e grave com microfone externo plugado ao seu computador, ou, caso grave com o microfone interno de seu computador, faça-o em um lugar muito silencioso;
  • grave tantas vezes quantas forem necessárias, até obter um bom resultado. Se quiser, pode adicionar efeitos de som ao longo de sua fala (veja um tutorial mais completo do programa clicando aqui);
  • terminada a gravação, salve o seu projeto em sua máquina, exportando-o no formato MP3. Agora, você tem um podcast com sua palestra!;
  • transcreva o texto de sua palestra e publique-o, com seu podcast , no local indicado pelo(a) professor(a) para avaliação.

Lembre-se de guardar seu arquivo (no formato MP3) em sua máquina, pois você vai usá-lo na próxima atividade.

Vamos lá!

 

 

Então? Gostou do resultado de seu podcast? Ótimo, não é? Imagine quantos “programas de rádio”, sobre os mais diversos assuntos, seus alunos não poderiam fazer com essa ferramenta! Daria até para fazer uma radioblog escolar...

Bem, mas voltando ao nosso assunto de como fica a escola nesses tempos de novas tecnologias, vamos agora ver mais um vídeo sobre o assunto, desta vez, de outro site, o RSA Animate (site que compartilha palestras ilustrando e animando as falas). Este site, diferentemente do TED, apresenta uma particularidade: em vez de simplesmente publicar o vídeo do palestrante, eles gravam um podcast da palestra (ou isolam o som do vídeo) e adicionam imagens de um ilustrador/cartunista em ação, interpretando as ideias do palestrante.

 

 


Ir para página anterior Ir para próxima página