Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Multiletramentos na Esfera de Divulgação Científica

Como Integrar Infográficos, Mapas Conceituais, Objetos 3D e Demais Mídias?

Até o momento, exploramos recursos como infográficos, mapas conceituais e objetos 3D aplicados ao ensino. Agora, é hora de visualizar as possibilidades educacionais na elaboração de aulas, materiais didáticos e sequências didáticas por meio da integração desses elementos.

Assista ao vídeo de demonstração do livro didático digital interativo Life on Earth (Vida na Terra).

 

 

 Quais recursos, além do texto escrito, podem ser observados no livro Life on Earth? Em sua opinião, como a integração desses recursos auxilia no ensino do conteúdo?

 As habilidades trabalhadas com os(as) alunos(as) em uma aula tradicional (exposição oral, leitura de textos escritos) são as mesmas no caso de uma aula com um livro didático digital?

Todos esses recursos ficaram bem interessantes para o ensino de Biologia, não é mesmo? E para o ensino de Língua Portuguesa? É possível obter resultados semelhantes? Bem, vamos descobrir. Para isso, em primeiro lugar, faça o download de parte do livro didático digital interativo de produção e interpretação textual Menos Invisíveis? que trata sobre a questão do autismo.

 Explore o livro e responda: quais tipos de imagens o livro incorpora? Como os exercícios propostos encaminham sua interpretação?

 

Para finalizar a discussão sobre o autismo, observe que, na página 10 do livro Menos Invisíveis?, além da proposta de produção de dois gêneros tradicionais (carta do leitor e artigo de opinião), há uma proposta de criação de um banner, um gênero multimodal.

 

 

Por séculos, a divulgação da ciência se fez por meio dos escritos e dos impressos. Com o advento da TV, alguns canais foram dedicados a essa tarefa: Discovery Channel, National Geographics, entre outros, mas estes são canais de acesso restrito. Com a web, a divulgação em vídeo e áudio, tanto dos achados científicos como das opiniões, acentuou-se consideravelmente, tornando-se uma profissão em alguns casos, como o dos vloggers. O que está envolvido em uma boa exposição oral ou palestra sobre ciência ou tecnologia?

A seguir, vamos trabalhar com algumas exposições orais desses sites e, depois, com base no trabalho do vlogger Gustavo Horn, vocês produzirão as suas próprias palestras animadas ou ilustradas. Com isso, aprenderão um pouco mais sobre edição de áudio e vídeo e estarão aptos a fazerem propostas semelhantes a seus alunos.

 


Ir para página anterior Ir para próxima página