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Tópico II - Multiletramentos na Esfera de Divulgação Científica

Objetos 3D 

 

Há algum tempo, ao entrar em contato com textos de divulgação científica, por exemplo, sobre os efeitos de determinada substância nas células de um organismo ou mesmo os processos que levam um coração ao infarto, podíamos fazer tais análises por meio textos escritos, exposições orais, imagens e talvez alguns vídeos relacionados à temática.

Hoje, com a popularização dos tablets e a propagação exponencial de aplicativos e recursos para essa tecnologia, é possível ir além tanto em termos de contextualização do assunto quanto em nível e intensidade de interação.

Nesse sentido, um dos recursos que oferecem muitas possibilidades são os objetos tridimensionais (3D). Contudo, entendemos que melhor que ler uma descrição do recurso é entrar em contato com ele e analisá-lo. 

Então, mãos à obra! 

Observe os exemplos de Objetos 3D acessando os vídeos a seguir. O primeiro deles é sobre o aplicativo ICell para tablets e celulares, o segundo descreve o que é um ataque cardíaco, e o terceiro explora a anatomia do esqueleto humano.

 

 

 

 

Muito interessante, não? Então, vamos desenvolver algumas reflexões sobre essa tecnologia.

 A partir de sua análise do funcionamento dos aplicativos em questão, em sua opinião, quais seriam os ganhos educacionais proporcionados por meio do uso dos recursos 3D?

Além dos exemplos de célula e coração, lembre-se de que qualquer coisa (pessoas, lugares, objetos etc.) pode ser reproduzida por meio de computação gráfica.

Você deve estar pensando: “Ok!  São muito interessantes os objetos 3D, mas como utilizar esse recurso durante uma aula de Língua Portuguesa?”

Para responder a essa pergunta, imagine o seguinte cenário: você está apresentando uma aula de análise de texto de divulgação científica sobre o tema saúde do coração, que culminará na produção de um artigo de opinião ou mesmo em uma reportagem (seja ela escrita ou multimídia). Primeiramente, antes da produção dos gêneros mencionados, é preciso coletar informações, analisá-las e aprofundar-se no tema.

Leia, a seguir, a notícia de divulgação científica da revista Veja (2013): Pesquisa descobre nova relação entre consumo de carne vermelha e risco cardiovascular e considere-a como parte do material de análise em sala.

 
 

 

 

 

Agora pense em como utilizar essa reportagem aliada, por exemplo, ao aplicativo Heart 3D Anatomy Life nas suas atividades de sala de aula.

 Reflita sobre como se daria esse processo.

Caso sua ideia seja trabalhar também com gêneros multimodais, como no caso da reportagem multimídia, seria possível criar filmes desses objetos 3D, a partir da gravação da tela do tablet. Assim, esses vídeos poderiam compor o acervo de mídias, que integra uma reportagem multimídia ou um livro digital interativo.

Veja algumas opções de aplicativos que fazem esse trabalho.

Uma vez tendo os vídeos gravados, basta conectar o tablet no computador e transferi-los.

 

 

 

 

 

Como você pode criar objetos 3D personalizados para suas aulas?

 

Para criar objetos 3D, você terá que, primeiramente, dominar as técnicas de produção desse material, o que demandará certo tempo. Um programa popular que tem versão gratuita é o Sketchup. O site do software está disponível em português e apresenta uma seção de ajuda, com dicas sobre como utilizar o programa, além de tutoriais em vídeo.

Caso você esteja disposto a dominar as técnicas de produção de objetos 3D no Sketchup, indicamos este curso com 22 aulas. Após sua conclusão, você será capaz de dominar habilidades básicas para criação de modelos tridimensionais.

Fonte: Curso... (2010).

 


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