Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Multiletramentos na Esfera de Divulgação Científica

Infográficos Animados, Animações e Simulações

Vimos como funcionam os mapas, gráficos, infográficos estáticos e mapas conceituais. Percebemos que, com a passagem do impresso para o digital, essas infografias ganharam vida por meio de animações, simulações e da criação de imagens em três dimensões (3D).

 

 

Leia o texto A Terra em alertaClique na aba central – Multimídia – para acessar os dois infográficos animados: Elevação da Temperatura Correntes Marítimas.

 

  Como são construídos esses infográficos animados?

 

Essas são animações bem simples, mas, usando a criatividade, muitos outros tipos de animação e de design podem constituir infográficos.

 

 

 

Como você poderia fazer um infográfico interessante e criativo sobre a história do Facebook?

Claro, a primeira coisa que nos ocorre quando falamos de “história” é a linha do tempo. Seria fácil fazer uma linha do tempo animada com a história dessa ferramenta. Outra ideia seria utilizar cenas do filme A Rede Social (2010) para compor pelo menos uma parte da história dessa rede social.

Mas ideia criativa mesmo quem teve foi o infografista do G1 (Globo) ao criar o infográfico O Perfil do Facebook (2012).

 

 O que há de tão genial nesse infográfico?

 

Veja outra resposta, além da sua e da nossa, em O Infográfico sobre o Facebook do G1 e porque ele é tão Genial (2012).

 

 

Sugestão de Atividade 2.3 - Construindo um Infográfico

Abaixo, temos duas reportagens que expõem resultados de pesquisas realizadas. Agora, convidamos você a ler essas matérias, escolher a que mais lhe agradar e transformá-la em um infográfico:

Após ler e reler a reportagem escolhida, separe e sistematize os dados a serem utilizados na construção de seu infográfico (datas, índices, porcentagens etc.).

Utilizando o serviço de buscas de imagens do Google, você pode selecionar algumas imagens, relacionadas à temática de seu infográfico, que possam  substituir a escrita ou complementar e reforçar a informação.

Tendo todo o material em mãos (imagens e dados), acesse o site Piktochart, que apresenta ferramentas de criação de infográficos. Agora, basta começar a criar. Você pode utilizar cores e imagens de forma a deixar o infográfico atraente, mas tome cuidado para não torná-lo visualmente poluído. Não hesite em recorrer ao tutorial que apresentamos, caso surjam dúvidas.

Ao finalizar seu trabalho, não se esqueça de salvar seu infográfico no formato PNG (ver tutorial). Em seguida, um(a) integrante do grupo deverá postar o infográfico no local indicado pelo(a) professor(a).


Ir para página anterior Ir para próxima página