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Tópico II - Multiletramentos na Esfera de Divulgação Científica

Mapas Conceituais

Um outro tipo de infografia ou de mapeamento são os mapas conceituais (ou diagramas), muito usados nas perspectivas construtivistas e conexionistas de ensino e aprendizagem para a ordenação e sequenciação hierarquizada dos conhecimentos ou dos conteúdos de ensino, especialmente nas ciências exatas e da natureza. Diferentemente dos infográficos, os mapas conceituais clássicos não se valem de imagens, mas somente de texto organizado em diferentes tipos de diagrama.

Essa característica dos mapas conceituais também muda quando são empregadas ferramentas digitais que aceitam inserção de imagens, vídeos e áudio. Por exemplo, podemos considerar a ferramenta Prezi – normalmente considerada uma ferramenta de apresentação, pois foi como tal que foi lançada – como um grande gerador de mapas conceituais. Clique na imagem para conhecê-la.

Sobre mapas conceituais, acesse Mapas Conceituais.

Prezi

Prezi é uma ferramenta de apresentação pública e gratuita com as seguintes características:

  • armazena arquivos nas nuvens – ou seja, você cria e armazena suas apresentações na web, mas você também pode baixá-las somente para apresentação (e não para edição);

  • é multimídia – admite textos, imagens, vídeos, áudios, arquivos de texto (em formatos PDF, PPT e DOC); e

  • é colaborativa – ou seja, você pode criar e editar suas apresentações em colaboração com até 10 pessoas.

Sua tela inicial de criação de uma apresentação apresenta um conjunto de templates que, na verdade, são diferentes tipos de mapas conceituais.

 

Há templates para:

  • explorar ou detalhar um tópico ("explore a topic", "explain a topic");

  • explorar ou detalhar um processo ("the journey", "the process", "phases of a process", "input-output", "stepping stones" etc.);

  • representar uma explosão de ideias ("brainstorming", "the big idea");

  • aprofundar um tópico ("tip of the iceberg");

  • relacionar ideias ("cohesion");

  • hierarquizar ideias ("trees", "branching out"); e

  • contrapor ideias conflitantes ("conflict", "resolve the tension"), entre outros.

Fonte: Prezi (2014).

 

 

Sugestão de Atividade 2.2 - Construindo um Mapa Conceitual Multimodal

Agora, em colaboração com os(as) outros(as) colegas de seu grupo, convidamos você a fazer um mapa conceitual das ideias de um texto sobre aquecimento global: A Terra em AlertaPara isso, pontuamos algumas considerações de como proceder nesta tarefa.

  1. Leiam o texto e escolham as ideias do texto que gostariam de ver representadas no mapa conceitual e o diagrama do Prezi que mais se prestaria a representá-las. Para discutir e fazerem suas escolhas, vocês podem se comunicar por meio das ferramentas de comunicação do e-Proinfo ou utilizar o Google Docs (o Google Docs é uma ferramenta interessante porque possibilita, além da edição colaborativa e simultânea dos textos, que vocês interajam com os(as) demais integrantes do grupo diretamente no documento ou adicionem comentários nele. Também é possível visualizar quando alguém está editando o texto, pois o cursor se movimenta à medida que a pessoa faz as alterações ou destaca trechos do texto). Caso seu grupo opte por essa ferramenta, não se esqueça de adicionar o(a) professor(a) formador(a) para que ele(a) possa acompanhar o processo e a discussão de vocês. 
  2. Discuta com os(as) colegas do grupo as escolhas que fizeram de ideias e diagramas e cheguem a um acordo sobre quais ideias irão representar e como farão isso. 
  3. Embora todos(as) devam ter um cadastro no Prezi para poder editar o texto, um(a) integrante deverá selecionar um template e compartilhar o documento com os(as) demais colegas do grupo para iniciar um trabalho colaborativo de diagramação das ideias principais do texto do ponto de vista de seu grupo. Sugerimos começarem com os textos escritos. 
  4. Após colocarem no texto (de forma bastante sintetizada) as principais ideias que escolheram, vocês irão ilustrá-las com imagens e/ou vídeos. No Google, vocês poderão fazer pesquisas de imagens e vídeos relacionados às ideias discutidas, e depois de escolhê-las, inseri-las na apresentação. Para aprender a trabalhar com o Prezi, vocês podem acessar os tutoriais do próprio site ou pesquisar em outros locais.
  5. Ao terminarem a produção da apresentação, um(a) integrante do grupo deverá publicar o link de seu Prezi no fórum indicado pelo(a) professor(a) do núcleo, mencionando no post o nome dos(as) demais integrantes do grupo. Você pode aproveitar esse espaço para relatar esse processo e comentar o trabalho feito pelos(as) colegas.

Então, mãos à obra!

 

 

Gostou do trabalho colaborativo?
Percebeu que o Prezi, com seus recursos, também permite que você construa infográficos?

Você pode usá-lo também como excelente ferramenta de leitura e mapeamento conceitual colaborativo de textos de divulgação científica com seus(suas) alunos(as).

 


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