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Tópico III - Multiletramentos na Esfera Artístico-Literária

Música, Poesia e Canção

 

Sempre engraçado, Noel Rosa livra-se das dores de amor contando casos divertidos. Mas nem todos concordam com ele sobre como tratar a dor de amor. Vamos ver o que pensa do amor Luiz de Camões, em um famoso soneto, muito presente nas salas de aula e nos livros didáticos:

 

 

Na música popular brasileira, podemos encontrar duas versões desse soneto: uma canção sertaneja e um rock.

Fonte: Amor... (2012).

Fonte: Monte... (1989).

Soneto 11

 

Amor é fogo que arde sem se ver,

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente,

É dor que desatina sem doer.

 

É um não querer mais que bem querer;

É solitário andar por entre a gente;

É nunca contentar-se de contente;

É cuidar que se ganha em se perder.

 

É querer estar preso por vontade;

É servir a quem vence, o vencedor;

É ter com quem nos mata lealdade.

 

Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,

se tão contrário a si é o mesmo Amor?

 

(CAMÕES, [1953]1980, p. 135)

 

Como seria musicar esse soneto com seus(suas) alunos(as) em sala de aula? Que ritmo ou gênero musical você escolheria?

Que tal sugerir a seus(suas) alunos(as) uma reinterpretação de poemas canônicos à luz dos gêneros musicais mais atuais?


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