Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III - Multiletramentos na Esfera Artístico-Literária

Música, Poesia e Canção

 

Você seria capaz de musicar o poema Dobrada à Moda do Porto? Transformá-lo em um samba? Tente! Mesmo que você não saiba tocar nenhum instrumento, pois vamos dar-lhe uma batida (beat/ritmo) e uma trilha, e tudo o que você fará será declamar ou cantarolar o poema de Fernando Pessoa (ajustando-o ao beat e à trilha), gravá-lo e depois mixar as faixas no Audacity.

Para se inspirar, veja Chico Buarque lendo esse poema em um restaurante em Portugal, em português do Brasil. Clique na imagem para acessar o vídeo.

Veja também uma montagem semelhante àquela você vai fazer, com Adriana Calcanhoto lendo o poema Jornal de Serviço – Leitura em Diagonal das Páginas Amarelas, de Carlos Drummond de Andrade.  

Lembre-se:  o verso é sucessão de sílabas sujeitas à medida e ao ritmo. A medida consiste em um determinado número de sílabas métricas ou poéticas, e o ritmo resulta de uma distribuição cadenciada e harmoniosa de acentos tônicos.

Assim, a sensação rítmica é percebida através do retorno da sílaba tônica após intervalos regulares, os quais, na canção, devem combinar com a divisão do ritmo musical. Possivelmente você terá de fazer algumas alterações no poema para interpretá-lo junto com o beat e a trilha! Uma alteração interessante seria "traduzi-lo" para o português do Brasil.

 

Fonte: Chico... (2008).

Fonte: Jornal... (2012).

 

 

Sugestão de Atividade 3.2 - Criando um Podcast ou um Vídeo do Poema Dobrada à Moda do Porto

Agora, é sua vez: convidamos você a escolher entre declamar, falar ou cantarolar o poema Dobrada à Moda do Porto e gravar sua performance no Audacity, seguindo os passos elencados abaixo.

  • baixe o beat e a trilha para sua máquina;
  • abra seu Audacity e importe o beat para a primeira faixa (track);
  • abra uma segunda faixa (track) e importe a trilha (veja um tutorial de como usar o Audacity acessando este link); 
  • repita, copiando e colando (copy and paste) o beat, até atingir uns dois minutos de duração;
  • faça o mesmo com a trilha;
  • abra uma nova faixa (track) e nela grave sua leitura, declamação ou cantoria do poema de Fernando Pessoa;
  • selecione as três faixas (track) e ouça o resultado. Repita até chegar a um resultado que lhe satisfaça;
  • terminado o trabalho, salve seu projeto no Audacity (para poder modificá-lo, se for o caso) e depois exporte o arquivo no formato MP3, o que realizará a mixagem das três faixas;
  • se quiser, faça também um clipe com imagens, usando o iMovie ou o Windows Movie Maker, exporte o videoclipe no formato AVI, MP4 ou RMVB e publique no YouTube. Se não desejar, exporte simplesmente sua gravação como podcast, no formato MP3; 
  • ao final, você poderá postar o podcast ou compartilhar o link do vídeo no YouTube no local indicado pelo(a) professor(a) formador(a) do curso.

Vamos lá?!


Ir para página anterior Ir para próxima página