Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III - Multiletramentos na Esfera Artístico-Literária

Os Jogos de RPG: A Literatura e a Representação de Papéis

 

Vamos agora focar um tipo de jogo específico: os jogos de RPG. A sigla para Role Playing Game (RPG) pode ser traduzida, grosso modo, como “jogo de interpretação de papéis”.

Nessa categoria vastíssima de jogos – porque há inúmeros estilos a explorar, que utilizam baralhos, tabuleiros, rodas de história –, os(as) jogadores(as) fingem ser os(as) personagens para resolver quebra-cabeças, sair de labirintos imaginários, solucionar problemas, salvar populações inteiras ou mocinhas indefesas, e o sucesso ou fracasso pode ser determinado por dados ou contas matemáticas.

Esse fingimento não nos lembra nada na literatura?

Os poetas árcades, que criavam nomes clássicos para escrever e se vestiam como tal, ou a heteronímia em Fernando Pessoa, já mencionados anteriormente, são alguns exemplos desse fingimento. De fato, são muitas as possíveis relações que se pode fazer entre o fingir e a criação literária.

Poderíamos dizer que, de certa forma, o(a) autor(a) que se coloca diante de uma folha em branco para escrever é muito semelhante ao(à) ator(atriz) que desempenhará um papel no palco.

Esse detalhe tão óbvio da criação literária nem sempre se faz claro, o que justifica o fato de alguns(as) leitores(as) iniciantes, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, confundirem o(a) autor(a) e o(a) narrador(a), o(a) escritor(a) e as personagens.

O jogo que mencionamos anteriormente, a saga A Lenda de Zelda, o qual já existe há 25 anos, pode ser considerado uma variação desse estilo. Jogos dessa matriz, ou seja, que têm um herói incumbido de uma missão, atravessando várias aventuras (quest e sidequest), já foram amplamente explorados pela indústria de games e também pela literatura, nos chamados romances de formação, nos quais o herói vai se modificando ao longo da narrativa, do desenrolar dos capítulos.

Na rede social Facebook, por exemplo, podemos encontrar uma série de jogos freeware que se dividem em diferentes categorias, tais como: estratégia, ação, aventura e mesmo quebra-cabeças.

 

 

 


Ir para página anterior Ir para próxima página