Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III - Multiletramentos na Esfera Artístico-Literária

Narrativas em Vídeo

 

A TV Cultura criou, em 2004, o programa Contos da Meia-Noite, no qual famosos atores nacionais são convidados a interpretar textos consagrados como clássicos da literatura brasileira em poema e prosa.

Um dos autores que foram homenageados pelo programa é o contista contemporâneo mineiro Luiz Vilela, na leitura dramática de Eu estava ali deitado, do livro No Bar (1984), feita pelo ator Matheus Nachtergaele.

Esse conto narra, em primeira pessoa, o momento melancólico de um garoto que termina um relacionamento amoroso.

É interessante observarmos que os enunciados do narrador e das personagens estão todos misturados no corpo do texto, com ausência de pontuação, trabalho semelhante ao feito em Lavoura Arcaica: não se sabe exatamente onde termina o discurso direto e começa o indireto, num fluxo constante de consciência, como podemos observar no trecho final do conto:

fechei os olhos e contei até quinhentos e recordei os nomes de todas as capitais do Brasil e da Europa e recordei os nomes de dezenas de rios e dezenas de montanhas e deitei de bruço e deitei do lado direito e deitei do lado esquerdo e deitei de bruço outra vez e pus o travesseiro em cima da cabeça e pus o travesseiro debaixo da cabeça e apertei a cabeça contra a parede e apertei mais ainda a cabeça contra a parede e apertei tanto a cabeça contra a parede que ela doeu e então virei de costas outra vez e enfiei as mãos nos bolsos colei os braços ao corpo juntei as pernas abri os olhos e estava de novo olhando através da vidraça as roseiras frágeis e assustadas fustigadas pelo vento que zunia lá fora e nas venezianas de meu quarto. (VILELA, 1984)

 

Agora assista ao vídeo com a narração do mesmo conto para o programa Contos da Meia Noite.

Fonte: Contos... (2007).

 

Sugestão de Atividade 3.6 - Criando um Videoclipe

Agora chegou a sua vez de “reagir”, de se “aproximar” de uma obra literária por meio da criação de um slideshow audiovisual (ou videoclipe) para um trecho do livro Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. Para isso, convidamos você a acessar, inicialmente, o link da página Educar para Crescer, Cem Livros Essenciais na Literatura Brasileira, para saber um pouco mais sobre essa obra. Dentro dessa página, no subtítulo O Trecho de Abertura, você encontrará um fragmento da abertura do romance. Caso não consiga acessá-lo, o recorte é este.

Utilizando seus conhecimentos sobre Audacity e iMovie ou Windows Movie Maker, e tendo como referência o trecho da minissérie Capitu e os outros vídeos vistos, adapte o trecho acima, de modo criativo,  e faça um videoclipe. Assim, leia o texto com atenção e faça uma busca de imagens que se relacionem com o texto lido no Google Images. Salve essas imagens no seu computador.

Lembre-se de explorar as imagens que o texto evoca, deixando-o falar no vídeo que você montar, e de “reagir criticamente”, mostrando suas “apreciações estéticas”,  e não simplesmente uma “adaptação” .

Depois, usando o Audacity, grave a leitura do trecho, no mesmo estilo feito por Matheus Nachtergaele no programa Contos da Meia-Noite. Quando estiver satisfeito com sua interpretação do trecho, salve o projeto do Audacity e depois o exporte no formato MP3. Agora, você precisa editar o vídeo, sincronizando as imagens estáticas com a trilha sonora que você gravou. Essa edição pode ser feita no programa iMovie/Windows Movie Maker. Feito isso, salve o seu projeto de videoclipe e depois o exporte no formato MP4.

Publique o vídeo finalizado no local indicado pelo(a) professor(a) formador(a) e lembre-se de conferir e comentar as produções dos(as) colegas!

Vamos lá!?


Ir para página anterior Ir para próxima página