Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico III - Multiletramentos na Esfera Artístico-Literária

Genêros Literários, Musicais e Digitais 

A atividade a seguir é a mais importante do Tópico 3, pois nela você irá transpor os conteúdos trabalhados em uma proposta de ensino-aprendizagem para seus(suas) alunos(as) que empregue, à sua escolha, algumas das ferramentas que discutimos até aqui.

No Tópico 2, você viu que preparar propostas didáticas requer conhecimentos dos objetos de ensino (os gêneros de texto em questão, os temas, as capacidades de leitura, expressão oral e produção textual envolvidas) e das ferramentas que serão utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, as quais, em nosso caso,  são as ferramentas digitais.

Preparar propostas de ensino-aprendizagem também requer, como você já viu, capacidade de didatização. Se necessário, retorne ao tópico anterior para rever a discussão sobre como elaborar Sequências Didáticas (SD). 

Neste Tópico 3, você vai preparar uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura e produção oral ou escrita de gêneros da esfera artístico-literária, nos gêneros que você escolher da poesia ou da prosa .

Ao longo desta seção, abordamos vários gêneros literários, musicais e digitais, relacionando-os uns aos outros em propostas interpretativas que se valem dos multiletramentos e das narrativas transmídia, conforme exposto abaixo:

  • gêneros literários: cantigas e canções (de amigo, de amor, de escárnio, de maldizer, de gesta), poemas, sonetos, poemas concretos, sonoros, visuais, ciberpoemas, mini e nanocontos, contos e romances;
  • gêneros musicais: repente, toada, embolada, samba/batucada, rock, sertanejo, rap, jazz, canção, ragtime, axé;
  • gêneros digitais: videos, videoclipes, faixas de áudio mixadas (beat, trilha), animações, ciberpoemas, mini e nanocontos digitais, games, walktrough.

 

Pois bem, agora é a sua vez de preparar uma proposta de ensino-aprendizagem (ou uma SD) semelhante para seus(suas) alunos(as).
Vamos lá?

 

Sugestão de Atividade 3.7 - Criando uma Sequência Didática

  • Agora, convidamos você a escolher um ano do Ensino Médio (EM) e uma turma específica com a qual você trabalha, para serem os alunos(as)-alvo de sua proposta de ensino-aprendizagem. Anote na tabela em anexo o ano, a turma escolhida e suas respostas às questões que seguem. Salve esse arquivo e utilize-o como guia para aplicar a sequência didática.

- Os(as) alunos(as)-alvo serão de qual ano do EM?

- Quais gêneros literários (poesia e prosa) estão sendo indicados no currículo para o trabalho com essa turma e ano? Qual ou quais você gostaria de escolher para abordar na SD?

- O que você acha ou sabe sobre o que os(as) seus(suas) alunos(as) sabem (ou já aprenderam) a respeito dos gêneros que você escolheu?

- Pensando nessa questão, o que você acha que seria importante ensinar sobre tais textos e gêneros?

- Dentre os objetos digitais e ferramentas que exploramos neste Tópico 3, quais você acha que poderiam ser integrados e utilizados em sua proposta de ensino-aprendizagem?

- Qual será a produção final que os(as) seus(suas) alunos(as) deverão fazer? Uma faixa mixada, um videoclipe ou animações?

- Como essas produções poderão circular na Web? Em quais ferramentas ou ambientes?

  • Ao preencher a tabela com as suas respostas e escolhas, você estará dando forma à sua SD, ou proposta de ensino-aprendizagem.  Nesse processo, tenha sempre em mente a seguinte pergunta: “O que, exatamente, pretendo ensinar com a SD que vou elaborar para a turma de alunos(as) que tenho em mente?”

  • Agora que você já tem um plano geral do que pretende desenvolver, faça sua pesquisa de acervo na Web e liste os links que permitam acessar os elementos do acervo que você compôs.
  • Ao final, você poderá publicar, no local indicado pelo(a) professor(a) do núcleo, o planejamento de sua SD (a tabela Minha sequência didática – Tópico 3) e a lista de links do acervo.

    Bom trabalho!

 

Esperamos que o trabalho deste tópico tenha sido produtivo
e enriquecedor para você e, futuramente, para seus(suas) alunos(as) e para sua escola.
Assim que possível, implemente sua SD com sua turma.

No próximo tópico, iremos tratar dos gêneros jornalísticos na Web. 


Ir para página anterior Ir para próxima página