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Tópico IV - Multiletramentos na Esfera Jornalística

 

A “Revolta do Vinagre”: As Notícias e as Opiniões da Grande Mídia – Impressos e TV

 

Como vimos, o posicionamento dos principais veículos de informação e opinião da mídia impressa e de massa foi, inicialmente, absolutamente contrário aos protestos, qualificando-os como vandalismo, baderna e ódio à cidade e à população.

Ocorre que, no dia 13 de junho de 2013, a atuação da polícia militar foi bastante violenta, ferindo gravemente vários manifestantes, transeuntes e, inclusive, muitos jornalistas que estavam a trabalho, inclusive desses mesmos veículos de informação (Globo, Folha, Bandeirantes). Muitos manifestantes foram presos indevidamente,  acusados de portar vinagre em suas sacolas e mochilas, daí a alcunha de “Revolta do Vinagre”. Assista aos vídeos, clicando nas imagens.

 

Fonte: Fotógrafos... (2013).

Fonte: Revolta da Salada... (2013).

 

O apoio da população, como vimos no vídeo de Datena, a revolta dos profissionais de imprensa quanto ao impedimento de seu trabalho, assim como o fato de os manifestantes filmarem e publicarem, como vimos, em tempo real nas redes sociais (principalmente Facebook e Twitter) o que estava efetivamente acontecendo, levou a uma mudança radical do posicionamento da grande mídia frente às manifestações, já a partir do dia seguinte. Veja Jabor retratando-se no rádio no dia 17 de junho de 2013. 

Podemos notar que, de um dia para o outro, o que era um “ódio violento contra a cidade  por parte de ignorantes políticos filhos de classe média que não valem nem 20 centavos” passa a ser “uma força política original que expressa uma inquietação que tardou muito no país, comparável aos caras-pintadas”.

Como a mídia digital e as redes sociais contribuíram para essa mudança de posição da grande imprensa impressa e de massa? É o que passaremos a ver.

Fonte: Arnaldo... (2013b).


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