Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico IV - Multiletramentos na Esfera Jornalística

Reportagem Multimídia

 

Neste momento, você e seu grupo farão uma reportagem multimídia sobre o mesmo tema que já selecionaram e sobre o qual já fizeram uma curadoria das informações disponíveis em diferentes materiais multimídia (vídeos, imagens, textos, áudios etc.), através da ferramenta Scoop.it.

 Quando falamos em reportagem multimídia, o que você imagina?

 

Agora navegue pela reportagem Dunas – Proteção Costeira em Xeque, de 6 de março de 2013, feita pelo jornal Zero Hora.

 O que compõe a introdução da reportagem?

 No link "Litoral Médio", quais são os recursos utilizados?

 Nos outros tópicos, quais outros elementos podem ser destacados?

 Quanto à cor das fontes dos textos e quanto às imagens, qual elemento pode dificultar a leitura?

 Em sua opinião, a transição entre a página inicial (home) e os tópicos é feita de maneira agradável? Por quê?

 

 Fonte: Almeida (2010).

 

 

Agora, vejamos outra reportagem Invasão do Iraque – 10 Anos: 2003-2013, publicada pela Folha de São Paulo em março de 2013. 

 À primeira vista, o que lembra o layout dessa página?

 Qual a diferença na apresentação entre as reportagens Dunas – Proteção Costeira em Xeque e Invasão do Iraque – 10 anos: 2003-2013?

 Em que editoria de um jornal impresso Invasão do Iraque – 10 anos: 2003-2013  se encaixaria?

 

 

 

 

Observe quais são as informações veiculadas e como elas estão dispostas. Repare também na existência de várias mídias indicadas por textos ou ícones (o vídeo é representado por uma televisão e as linhas do tempo indicadas por setas) e na forma como alguns links levam a textos multimídia, de artigos de opinião, notícias ou entrevistas (de jornalistas da Folha ou de outros periódicos) que compõem a reportagem e dos quais se pode retornar ao clicar na pequena imagem de Invasão do Iraque – 10 anos: 2003-2013. Além disso, na mesma página, existem dois links para o mesmo material; por exemplo, ao clicar em “Cronologia”, o leitor é direcionado ao mesmo infográfico ("Linha do Tempo") que, ao clicar em "Confira as Principais Datas do Confronto”. Vale ressaltar também o destaque à reportagem Diário de Bagdá: 10 anos depois, que se localiza no canto inferior direito da tela, local ao qual nosso olhar é direcionado, uma vez que, em nossa cultura, percorremos a página de cima para baixo, da esquerda para direita).

 


Ir para página anterior Ir para próxima página