Esta é, de certo modo, a atividade mais importante do Tópico 4, pois nela, você irá transpor os conteúdos trabalhados até agora em uma proposta de ensino-aprendizagem para seu alunado que utilize, à sua escolha, algumas das ferramentas que discutimos até aqui.
No Tópico 2, você viu que preparar propostas didáticas requer conhecimentos dos objetos de ensino (os gêneros de texto em questão, os temas, as capacidades de leitura, expressão oral e produção textual envolvidas), mas também das ferramentas que serão utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, no nosso caso, ferramentas digitais.
Preparar propostas de ensino-aprendizagem também requer, como você viu, capacidade de didatização. Se necessário, retome o Tópico 2 para rever a discussão sobre como elaborar Sequências Didáticas (SD).
Neste Tópico 4, você vai preparar uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura e produção ("produsagem") de gêneros da esfera jornalística à sua escolha.
Ao longo deste Tópico, abordamos as redes sociais (Facebook, Twitter, Tumblr) e os micro blogs como formas jornalísticas de circulação da informação e da opinião; os procedimentos colaborativos de "produsagem" e o procedimento de curadoria da informação (por exemplo, por meio do Scoop.it); e vários gêneros digitais que servem para a circulação da informação e da opinião, tais como: vídeos, videoclipes, remixes, fotomontagem, faixas de áudio, animações, games etc.
Pois bem, agora é a sua vez de preparar uma proposta de ensino-aprendizagem (ou uma SD) semelhante para seus(suas) alunos(as). Vamos lá?
Que tal escolher agora um ano do Ensino Médio (EM) e uma turma específica com a qual você trabalha como alunos(as)-alvo para desenvolver uma proposta de ensino-aprendizagem. Preencha a tabela abaixo, anotando o ano e a turma que você escolheu e as suas respostas às seguintes questões:
Agora, convidamos você a escolher um ano do Ensino Médio (EM) e uma turma específica com a qual você trabalha, para serem os alunos(as)-alvo de sua proposta de ensino-aprendizagem. Anote na tabela em anexo o ano, a turma escolhida e suas respostas às questões nela contidas.
Publique no espaço indicado pelo professor o planejamento de sua SD (a tabela Minha Sequência Didática – Tópico 4) e a lista de links do acervo.
Assim que possível, implemente esse plano de ensino em sua escola!