Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico IV - Multiletramentos na Esfera Jornalística

Produção Sequência Didática

 

Esta é, de certo modo, a atividade mais importante do Tópico 4, pois nela, você irá transpor os conteúdos trabalhados até agora em uma proposta de ensino-aprendizagem para seu alunado que utilize, à sua escolha, algumas das ferramentas que discutimos até aqui.

No Tópico 2, você viu que preparar propostas didáticas requer conhecimentos dos objetos de ensino (os gêneros de texto em questão, os temas, as capacidades de leitura, expressão oral e produção textual envolvidas), mas também das ferramentas que serão utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, no nosso caso, ferramentas digitais.

Preparar propostas de ensino-aprendizagem também requer, como você viu, capacidade de didatização. Se necessário, retome o Tópico 2 para rever a discussão sobre como elaborar Sequências Didáticas (SD).

Neste Tópico 4, você vai preparar uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura e produção ("produsagem") de gêneros da esfera jornalística à sua escolha.

Ao longo deste Tópico, abordamos as redes sociais (Facebook, Twitter, Tumblr) e os micro blogs como formas jornalísticas de circulação da informação e da opinião; os procedimentos colaborativos de "produsagem" e o procedimento de curadoria da informação (por exemplo, por meio do Scoop.it); e vários gêneros digitais que servem para a circulação da informação e da opinião, tais como: vídeos, videoclipes, remixes, fotomontagem, faixas de áudio, animações, games etc.

Pois bem, agora é a sua vez de preparar uma proposta de ensino-aprendizagem (ou uma SD) semelhante para seus(suas) alunos(as). Vamos lá?

 

 

 

Que tal escolher agora um ano do Ensino Médio (EM) e uma turma específica com a qual você trabalha como alunos(as)-alvo para desenvolver uma proposta de ensino-aprendizagem. Preencha a tabela abaixo, anotando o ano e a turma que você escolheu e as suas respostas às seguintes questões:

  • Os alunos-alvo serão de que ano do EM?
  • Quais gêneros jornalísticos estão sendo indicados no currículo para o trabalho com essa turma e ano? Qual ou quais você gostaria de escolher para abordar na SD?
  • O que você acha ou sabe sobre o que os seus(suas) alunos(as) sabem (ou já aprenderam) sobre os gêneros que você escolheu?
  • Pensando nessa questão, o que você acha que seria importante ensinar sobre esses textos e gêneros?
  • Dentre os objetos digitais e ferramentas que exploramos neste Módulo 4, quais você acha que poderiam ser integrados e utilizados em sua proposta de ensino-aprendizagem?
  • Qual será a produção final que seus(suas) alunos(as) deverão fazer?
  • Como essas produções poderão circular na Web? Em que ferramentas ou ambientes?
  • Agora, preencha com essas escolhas a seguinte tabela, dando forma à sua SD ou proposta de ensino-aprendizagem.

O que, exatamente, pretendo ensinar com a SD que vou elaborar para a turma de alunos que tenho em mente?

 

Sugestão de Atividade 4.4 - Construindo uma Sequência Didática

  • Agora, convidamos você a escolher um ano do Ensino Médio (EM) e uma turma específica com a qual você trabalha, para serem os alunos(as)-alvo de sua proposta de ensino-aprendizagem. Anote na tabela em anexo o ano, a turma escolhida e suas respostas às questões nela contidas.

  • Depois de ter um plano geral do que você pretende desenvolver, faça sua pesquisa de Acervo na Web e liste os links que dão acesso aos elementos do acervo que você compôs.
  • Publique no espaço indicado pelo professor o planejamento de sua SD (a tabela Minha Sequência Didática – Tópico 4) e a lista de links do acervo.

    Assim que possível, implemente esse plano de ensino em sua escola!

Ir para página anterior Ir para próxima página