Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico IV - Multiletramentos na Esfera Jornalística

Produção de Reportagem Multimídia

Agora, é a sua vez de retomar a curadoria de informações e mídias que fez na Atividade 1 e dar a ela a forma de uma reportagem multimídia.

 

Como vimos, a reportagem multimídia é um gênero que trata a informação em profundidade, trazendo, além de textos e fotos, outros elementos, como recursos sonoros (efeitos sonoros, podcasts, música), vídeos, animações, gráficos, infográficos, galeria de fotos, slideshows etc. Todos esses elementos, conforme foi enfatizado pelo professor de Jornalismo Digital Micael Vier Behs, da Unisinos, precisam ser estruturados, arquitetados pelo jornalista, a fim de construir sua narrativa, utilizando o encadeamento via hyperlinks, de modo que ofereça ao leitor a opção de aprofundar-se na reportagem mediante seu interesse. A reportagem multimídia é uma narrativa  interativa contada de forma não linear, a leitura do texto depende das escolhas do leitor, e o conteúdo, embora aprofundado, deve ser breve em termos de texto.

Para a estruturação, o importante é a escolha de uma arquitetônica que tenha a ver com o tema da reportagem (isto é, aquele tema que você e seu grupo escolheram na Atividade 1) e que também entrelace adequadamente os elementos da reportagem. No caso da reportagem Dunas, a imagem em movimento das dunas costeiras que ancora a narrativa e o sumário de navegação; no caso da Invasão do Iraque, o layout de uma primeira página de jornal ou de um portal noticioso; no caso do infográfico Trem do Samba, a canção Trem das Onze de Adoniran Barbosa que se transforma em um mapa de trilhos de trem com muitas categorias definidas pelas cores das linhas do mapa.

 

Discuta com seu grupo qual seria uma boa arquitetônica para organizar as informações do tema e dos fatos e mídias que já selecionaram. Pode ser uma imagem estática, como a do trem ou do mapa dos trilhos do trem; pode seu uma animação ou gifs animados, como em Dunas; pode ser uma diagramação especial, como em Invasão do Iraque ou também outras ideias que vocês possam encontrar. Busquem no Google Images ou na Wikimedia para selecionar a imagem estruturante de sua arquitetônica e da composição de sua reportagem.

 

Normalmente um site é criado para as reportagens multimídia. Veja, por exemplo, as reportagens Isso não é Normal ou Lost and Found.

Mas, para fazê-lo, é necessário o domínio da linguagem de programação, como HTML, e de muitas ferramentas como Adobe Flash, editores de áudio, de vídeo etc.

Sugerimos aqui o uso do Prezi, pois é uma ferramenta que vocês já utilizaram no Tópico 2 e, além de gratuita, multimídia e colaborativa, também é ótima para relacionar os tópicos selecionados por vocês para a reportagem multimídia e distribuí-los no campo unificador ou na arquitetônica que escolheram para representar seu tema.

 

Sugestão de Atividade 4.3 -  Produzindo uma Reportagem Multimídia

Agora, mãos à obra. Em colaboração com os(as) colegas de seu grupo (formado na atividade anterior), elaborem sua reportagem multimídia. Usem o mesmo espaço de interação da atividade anterior para se comunicar e desenvolver esse processo colaborativo. Agora, retomem o tema que escolheram e as curadorias de informação e de mídias feitas na Atividade 4.2, no Scoop. it!.

  • Dessas informações e mídias, recomendamos selecionar o que será efetivamente incluído na reportagem de vocês e escolher a imagem ou animação que dará a base arquitetônica de sua reportagem.
  • Um(a) integrante do grupo deverá abrir o Prezi, selecionar o template , colocar a imagem ou animação escolhida como fundo e convidar os demais colegas do grupo para um meeting no Prezi.
  • Depois,  escolham a maneira como vão distribuir a informação e as mídias por ela.
  • Providenciem pequenos textos com as informações relevantes dispostas sucintamente. Tais textos, distribuídos ao longo do Prezi, vão constituir, juntamente com as mídias (fotos, imagens, vídeos, animações, infográficos, mapas etc.) a narrativa da reportagem.
  • Lembre-se de conversar com o grupo para selecionar quais elementos terão destaque, quais terão relevância e visibilidade equivalente ou quais ficarão subordinados a outros.
  • Para a montagem do Prezi colaborativo, vocês podem se valer do tutorial disponível pelo próprio site.
  • Terminado o Prezi do Grupo com a reportagem multimídia, publiquem o link no local indicado pelo(a) professor(a).

     

    Vamos lá!?


Ir para página anterior Ir para próxima página