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Tópico I - Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa

Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa

Caro(a) cursista,

Antes de lhe apresentarmos nosso primeiro cenário, entendemos como fundamental apontarmos brevemente o conceito de multiletramentos que buscamos alcançar. Segundo Rojo (2012, p. 13): "[...] diferentemente do conceito de letramentos (múltiplos), que não faz senão apontar para a multiplicidade e variedade das práticas letradas, valorizadas ou não, nas sociedades em geral, o conceito de multiletramentos – é bom enfatizar – aponta para dois tipos específicos e importantes de multiplicidade presentes em nossas sociedades, principalmente urbanas, na contemporaneidade: a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica."

 

Partindo disso, propomos algumas questões a serem mantidas em mente no decorrer do núcleo, as quais nos auxiliam a problematizar os multiletramentos em diálogo com as temáticas específicas de cada um dos quatro tópicos.  

 

O que são os multiletramentos?

Que tipo de ensino esses multiletramentos requerem atualmente?

Como nossas escolas podem se adequar a tais necessidades?

 

Vamos começar?

Então, mãos à obra!


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