Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Menu de Tópicos

TÓPICO I - Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa

No Tópico 1, propomos pensar e discutir sobre como a sociedade mudou nas últimas décadas e sobre como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) interferiram nessas mudanças.

Aqui, aprofundaremos a discussão sobre quais multiletramentos são requeridos das pessoas a partir dessas acentuadas mudanças, que tipo de ensino esses multiletramentos demandam e como as disciplinas de Língua Portuguesa podem se adequar a tais necessidades.

Discutiremos também como uma perspectiva de formação do alunado para os multiletramentos pode se combinar de forma harmônica aos referenciais curriculares vigentes.

Ao longo deste primeiro tópico, poderemos perceber as condições das escola para aderir a propostas como essas.

 

TÓPICO II - Multiletramentos na Esfera de Divulgação Científica

No Tópico 2, refletiremos a respeito dos textos de divulgação das diversas ciências presentes nas mídias digitais e, para fazê-lo, estudaremos alguns objetos e gêneros de textos digitais que circulam na Web para divulgação científica, entre eles: mapas, gráficos e infográficos estáticos e animados; mapas conceituais; objetos 3D interativos; e a exposição oral em vídeo, simples e ilustrada com animações.

A ideia, aqui, é refletir sobre como os textos de divulgação científica digital podem ser utilizados para facilitar e potencializar o letramento digital e as interações na cibercultura, e como o sentido desses textos multimodais pode ser construído, interpretado e compreendido através da combinação e da interação dos recursos semióticos.

 

TÓPICO III - Multiletramentos na Esfera Artístico-Literária

No Tópico 3, propomos debater sobre como os textos literários de diversas épocas e vertentes podem ser trabalhados na sala de aula, e relacionados com outras artes (música, poesias, canções, imagens, games, ciberpoemas etc.) por meio das TDIC. Com isso pretendemos ampliar o repertório do alunado, formar o leitor literário e alargar seus horizontes de apreciação e utilização de variadas mídias.

Aqui, poderemos perceber como a poesia e os textos que apresentam forte relação com os procedimentos poéticos (como os nano e minicontos) têm circulado na mídia digital e como os textos em prosa (contos, romances etc.) têm se relacionado com outras mídias e formas de arte constituindo o que chamamos de narrativas transmídia. 

 

TÓPICO IV - Multiletramentos na Esfera Jornalística

Neste último tópico, o quarto, observaremos como os textos jornalísticos são, hoje em dia, tratados na mídia digital e quais são as novidades desse tratamento, tanto para a circulação da informação (leitura crítica) quanto para a produção desses textos (da qual todos, de certa maneira, participamos atualmente por meio das redes sociais).

Em um primeiro momento, veremos como as TDIC transformaram as práticas e os letramentos da informação e da opinião no jornalismo, ampliando a capacidade informativa e opinativa da(o) cidadã(o) comum. Esse processo também acabou removendo parte do texto jornalístico das mídias impressas e de massa (que são unidirecionais), transformando-o em um terreno de todos. Discutiremos também quais cuidados isso exige da escola em termos de curadoria da informação. Em seguida, trataremos de um dos gêneros de texto mais sofisticados do jornalismo digital: a reportagem multimídia.

 


Ir para página anterior Ir para próxima página