Até aqui, discutimos as formas através das quais as novas tecnologias permitem que todos(as) se tornem produtores(as) de informação/conteúdos na internet. Do mesmo modo, percebemos como temos, hoje, disponíveis várias fontes de informação para nos servir.
Assista ao vídeo a seguir, que traz uma conferência de Alisa Miller, na qual ela discute as fontes de informação nos EUA. Após dar o play no vídeo, você pode configurar o idioma da legenda clicando no ícone "45 languages [Off]", no canto inferior direito do vídeo!
Fonte: Alisa... (2008).
Nesta atividade, você deve refletir a partir dos vídeos vistos até aqui, desde o Cenário 1 até o de Alisa Miller. Para isso, dividimos a atividade em três momentos.
Considerando o que foi dito por Alisa no vídeo da TED Talks, reflita sobre o que podemos fazer para não “ouvirmos/lermos” sempre o mesmo do mesmo jeito e também sobre como garantir a confiabilidade dos dados e informações que consumimos.
Agora, convidamos você a participar do fórum criado pelo(a) professor(a) formador(a) e dizer como os vídeos e clipes apresentados até aqui se relacionam com os multiletramentos, os novos letramentos e os letramentos críticos. Aproveite este momento para publicar e discutir com os(as) colegas sua opinião sobre como a escola poderia contemplar esses diferentes letramentos.
Finalmente, leia o texto de Rojo (2012, p. 11-32) Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola e faça uma síntese dele, respondendo às questões abaixo.
1. O que caracteriza os multiletramentos? Como funcionam?
2. Por que seria importante propor uma “Pedagogia dos Multiletramentos”?
3. Como concretizar uma “Pedagogia dos Multiletramentos?
Essa produção poderá ser publicada no espaço indicado pelo(a) professor(a).