Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico I - Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa

Quadro de Gêneros

A grande maioria dos referenciais e propostas curriculares atuais de Língua Portuguesa, seja para o Ensino Fundamental II, seja para o Ensino Médio, sugere quadros dos gêneros que deveriam ser trabalhados ao longo dos anos.

A seguir, apresentamos a você dois quadros. O primeiro traz gêneros mais contemporâneos e condizentes com o dia a dia dos(as) estudantes, enquanto o outro apresenta gêneros clássicos com os quais os(as) alunos(as) provavelmente não teriam contato se não fosse o acesso a eles pela escola. Sendo assim, ao mesmo tempo que a escola precisa falar a linguagem dos(as) jovens para haver respaldo entre eles(as) e ela, como é possível equilibrar isso com a necessidade de apresentar gêneros e linguagens que, mesmo que antigos ou em desuso, fazem parte da nossa língua e da nossa história? Além de ser acessível, não é também função da escola apresentar o erudito?

 

Seria importante analisarmos os dois quadros de gêneros disponibilizados a seguir a fim de compará-los, verificando se eles possibilitam e contemplam os multiletramentos, os novos letramentos e os letramentos críticos. Se sim, como seria possível e por quê?


Ir para página anterior Ir para próxima página