Os referenciais nacionais vigentes para o Ensino Fundamental II e para o Ensino Médio mencionam as TIDC e os novos multiletramentos, podendo estes últimos acarretar e incluir as primeiras, de maneiras diferentes, como objetos de ensino de Língua Portuguesa nesses níveis de ensino. Vejamos dois excertos desses referenciais para análise: Excerto 1 e Excerto 2.
Agora, convidamos você a refletir sobre as questões a seguir e a elaborar um texto para postar no local indicado pelo(a) professor(a) da turma.
a) Qual dos dois excertos esclarece melhor sobre como tomar as TDIC e os novos multiletramentos como objetos de ensino em Língua Portuguesa? O Excerto 1 (para o Ensino Fundamental II) ou o Excerto 2 (para o Ensino Médio)? Por que você acha que isso acontece?
b) Tomando o Excerto 2 como base, quais textos/gêneros, ambientes e ferramentas digitais você escolheria para compor a grade curricular de Ensino Fundamental II e Ensino Médio? Por quê? Busque compor um quadro como os da página anterior.
Bom trabalho!