Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico I - Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa

 

O Mundo em Dois Minutos

A proposta aqui é que você analise o vídeo a seguir, refletindo sobre como as várias linguagens são nele tramadas e considerando os efeitos de sentidos que certas combinações de imagens podem provocar.

Feito por um estudante de escola média, este vídeo procura contar a história do mundo em apenas dois minutos por meio da sincronização de imagens e música. Assista ao vídeo abaixo com atenção para refletir sobre os questionamentos propostos.

 

Fonte: Our... (2012).

Temos a seguir o depoimento de Joe Bush, estudante secundarista e autor do vídeo,  publicado em 27 de maio de 2012.

 

“Obrigado pelos comentários, tentei fazer caber muitas coisas mas eu sei que deixei algumas de lado. 

[...] Eu não detenho os direitos da música ou das imagens e não estou tentando reivindicá-los, somente fiz o vídeo por diversão e gastei muitas horas nele. 

Usei o programa Final Cut Pro para fazê-lo. 

Aproveitem!"

 

Música: Mind Heist, trilha do filme A Origem (Inception, 2010), de autoria de Zack Hemsey.

 

 

Atenção, cursista! Nós o(a) convidaremos, em muitos momentos do curso, a refletir através de questionamentos acerca de diversos assuntos relacionados ao nosso conteúdo. Para tais reflexões não existem respostas únicas, geralmente podemos encontrar uma pluralidade de ideias sobre um mesmo objeto. Ao lado de cada questionamento, teremos o ícone , no qual você pode clicar para verificar as opiniões e reflexões de nossos(as) autores(as).

 

  1. Liste pelo menos seis fatos marcantes da história do mundo ou da humanidade retratados pelo vídeo.

  2. Você diria que o vídeo transmite uma visão otimista para o futuro da humanidade? Justifique.

  3. Como a música ajuda na construção de sentidos do vídeo?

  4. Pelas imagens escolhidas, você diria que o vídeo privilegia a perspectiva de algum país do mundo? Qual?

  5. O que você acha que Joe Bush precisou fazer para produzir esse vídeo?

Não se esqueça de clicar no ícone ao lado das perguntas para ter acesso às reflexões das(os) autores! 


A partir dessas reflexões, podemos ponderar sobre o quanto a produção de materiais midiáticos com fins didáticos nos é acessível atualmente. É possível que esse tipo de produção desperte ou aumente o interesse de nossos(as) estudantes nas temáticas obrigatórias curriculares? Esse tipo de ferramenta e de conteúdo pode nos ajudar em sala de aula? E quanto à possibilidade de nós mesmos(as) produzirmos esse tipo de material, ela lhe parece viável?

 

 

 Em seguida, acesse o vídeo de O Rappa e analise a construção de sentido a partir das várias linguagens empregadas no clipe:

 


Ir para página anterior Ir para próxima página